TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a continuar a ajudar a comunidade na busca de oportunidades, e a continuar a levar-te conteúdos de qualidade.

Ajuda-nos a continuar a ajudar a comunidade na busca de oportunidades, e a continuar a levar-te conteúdos de qualidade.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Recursos

Workshops

Crítica

Exposições

/

Artes Plásticas / Artes Visuais

Exposição Paisagem

José Zagalo Ilharco

Partilhar

Exposição Paisagem

Data

2024-01-25

Local


Museu Nacional Soares dos Reis
Porto

Preço

8 EUR (gratuito p/ residentes em Portugal ao domingo, das 10h às 18h)

Sinopse

Fotografia de José Zagalo Ilharco

Curadoria de Rui Pinheiro



De 25 janeiro a 31 março 2024

3ª feira a domingo, 10h00 / 18h00

A exposição «Paisagem» é uma mostra composta por uma seleção de fotografias do arquivo familiar de José Zagalo Ilharco, fotógrafo amador que deixou relevante obra, por poucos conhecida, num valioso testemunho de paisagens de Portugal do final do século XIX e início do século XX.



José Zagalo Ilharco (Lamego, 1860 – Porto, 1910), fotógrafo amador, premiado internacionalmente com uma imagem do rio Souza, dedicou-se primordialmente à fotografia de paisagem, mas também à antropologia dos espaços, de que são exemplo as imagens agora reveladas do Porto e de Matosinhos.



As reproduções das melhores imagens que produziu foram reunidas em álbum pelo filho Norberto de Melo Zagalo Ilharco em dois volumes (1947) e, sendo propriedade dos herdeiros, são tornadas públicas num reconhecimento ao seu legado. A seleção apresentada no Museu Nacional Soares dos Reis inclui, entre originais e reproduções, sobretudo paisagens de Matosinhos, Leça da Palmeira, Porto e Douro.



Das imagens apresentadas destaca-se, igualmente, um núcleo de fotografias realizadas em 1893 do velódromo Maria Amélia, produzidas antes da sua inauguração nos terrenos do Paço Real do Porto, onde se encontra instalado, atualmente, o Museu Nacional Soares dos Reis. Sublinha-se ainda a existência de um exemplar da revista O Tripeiro (maio 1946), assinado com dedicatória de Vasco Valente, no qual é publicado um artigo do então Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis sobre o Real Velo Club do Porto, de que José Zagalo Ilharco fazia parte, tendo sido seu sócio fundador.
Porto
Museu Nacional Soares dos Reis
Exposição Paisagem

Contactos


R. de Dom Manuel II 44 4050-522 Porto
Porto
22 339 3770

Fundado em 1833 pelo regente D. Pedro, duque de Bragança, como Museu de Pinturas e Estampas e outros objetos de Belas Artes, o MNSR é o mais antigo museu público de arte em Portugal. No âmbito das reformas institucionais da República, passa a designar-se Museu Soares dos Reis, evocando o primeiro bolseiro de estudos do curso de escultura no estrangeiro e, mais tarde, professor na Academia de Belas Artes. Instalado no Palácio dos Carrancas desde 1940, do seu acervo fazem parte coleções de pintura, escultura, cerâmica, ourivesaria e joalharia, têxteis, vidros e mobiliário, desde o século XVI ao XX.

VER MAIS


VER MENOS

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Exposição Paisagem

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

01 República Portuguesa
02 Direção Geral das Artes
03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Exposição Paisagem
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile