Forum Dança – PACAP: Josefa Pereira | João Estevens

Quando:
16 de Março, 2018@9:00 pm_10:00 pm
2018-03-16T21:00:00+00:00
2018-03-16T22:00:00+00:00
Onde:
Centro Cultural de Belém
Praça Império
Lisboa
Portugal
Contacto:
Centro Cultural de Belém
21 361 24 00

Hidebehind, de Josefa Pereira, e www. we want waffles #1, de João Estevens, fazem parte de um ciclo de apresentações de trabalhos desenvolvidos no PACAP – Programa Avançado de Criação em Artes Performativas do Forum Dança que na sua primeira edição contou com a curadoria de Patrícia Portela. Neste ciclo, serão apresentados os 13 trabalhos desenvolvidos no âmbito do PACAP 1, ao longo do mês de março em diferentes locais de Lisboa, nomeadamente na Rua das Gaivotas 6, Galeria Monumental, Alkantara, Centro Cultural de Belém, Negócio ZDB e Galeria Zé dos Bois.
O PACAP é um programa de formação/criação dedicado a profissionais e estudantes de áreas artísticas que pretendem investir num período de experimentação avançada conciliando-o com uma investigação teórica e o exercício de práticas de corpo e movimento.
Cada edição do programa tem a duração de 4 ou 6 meses e decorre com a Curadoria de um artista do campo performativo, retornando à raiz do conceito de Curador como aquele que cuida, mantém e transmite um património vivo.
A primeira edição do PACAP contou com a curadoria de Patrícia Portela e as próximas 4 edições contarão com as curadorias de Sofia Dias & Vítor Roriz, Vânia Rovisco, João dos Santos Martins e João Fiadeiro.

Hidebehind
Josefa Pereira conceção e interpretação

Hidebehind é o monstro que habita florestas escuras. Este ser da escuridão nunca pode ser visto ou ter a sua forma descrita, pois tem a habilidade de estar sempre escondido atrás daquele que ousa caminhar por florestas escuras ou mesmo atrás dos mais finos troncos de árvores e, assim, faz desaparecer para sempre aqueles que consegue capturar.
Este é um solo que se lança de revés em rodamoinho. Com passadas insistentes cria-se, em ritmo de trote, uma jornada por um bosque escuro. O trabalho evoca, como força motora, o eterno desconhecido em nós mesmos, aquilo que que vem por trás ou não sabemos o que é. Hidebehind é um dançar por este solo perigoso até desaparecer completamente, permitir-se ser tomado algo, por forças desconhecidas.

 

www.we want waffles #1
João Estevens conceção
João Abreu, João Estevens e Mafalda Miranda Jacinto performance
André Picardo imagem

Em tempos de tédio, onde está a diversão? Em tempos de alienação, quando agir?
www.we want waffles é um projeto de investigação e uma série de performances que procuram pensar os nossos mecanismos de perceção e entender o que realmente nos afeta e como podemos agir. Partindo desta premissa, surge uma viagem divertida e melancólica sobre a forma como percecionamos o mundo e (re)descobrimos significados numa realidade digital.
Haverá diferentes artistas convidados em diferentes edições, desenvolvendo-se pensamento sobre a dramaturgia invisível e a improvisação enquanto método de criação. Tal como em trabalhos anteriores, questionamos a nossa relação com as estruturas de poder e com a forma como habitamos o nosso tempo e espaço.

Performance falada em inglês sem legendas.
Informamos que neste espetáculo há luz estroboscópica (strobe).

Parceria | CCB | Forum Dança 

Deixa o teu Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.