Sucessões Divergentes

Quando:
12 de Outubro, 2017 todo o dia
2017-10-12T00:00:00+01:00
2017-10-13T00:00:00+01:00
Onde:
Edifício Caleidoscópio
1700 Lisboa
Portugal
Custo:
Grátis
Contacto:
Edifício Caleidoscópio

​O artista luso-brasileiro​ ​​Rodrigo Vila apresenta pinturas baseadas nos erros e faltas de azulejos nas fachadas de Lisboa.

​Rodrigo Vila ​​(Rio de Janeiro, 1980) ​emprega em suas pinturas técnicas similares às ​​utilizadas nas antigas fábricas de azulejos​ do século XIX​: a pintura com estampilhas (moldes vazados, como um ​​​​stencil) recriadas ​uma a uma ​pelo próprio artista ​(é necessário usar-se uma estampilha para cada cor em cada padrão – em uma de suas pinturas, quatro estampilhas para um único padrão), ​bem como a montagem das suas telas​ que se dá​ peça a peça​,​ da mesma forma como se azuleja uma fachada. As composições que podemos ver em suas pinturas partem de fotografias feitas nas ruas de Lisboa.​

O seu corpo de trabalho chama a nossa atenção em pequenos enquadramentos que ampliam essas perdas e erros. Num primeiro olhar, os erros que apresenta parecem demasiado irreais para serem verdadeiros. ​​Contudo, os seus ​​últimos trabalhos, ​​​em sua maioria, ainda inéditos, que serão apresentados na exposição ​”Sucessões Divergentes​”​, revelam erros reais, tal como são encontrados nas fachadas dos edifícios Lisboetas. Esses erros reais focados e exacerbados pelo artista, geram padrões irregulares no que poderia ser uma imagem caleidoscópica​.

O espaço da cidade, com sua dinâmica contemporânea, converte-se num reflexo do mundo, onde a perfeição jamais será tão perfeita quanto a imaginamos.
​​​
A exposição pode ser visitada 24 horas por dia, assim como as fachadas da cidade não se encontram​​ delimitadas por um horário.

​​Rodrigo Vila ​(1980 – Rio de Janeiro) formou-se na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), começou o seu trabalho em artes plásticas em 2004, já tendo participado de diversas exposições coletivas e apresentado mostras individuais em Portugal. Muitas das suas peças encontram-se atualmente em coleções particulares.​

Exposição ​​​
“​
Sucessões Divergentes​”​
Inauguração​ quinta,​
dia 28/09/2017 às 19h
até 17/10/2017
segunda-feira a domingo, ​aberta ​
24 horas
Local: Edifício Caleidoscópio, Jardim do Campo Grande, Lisboa

 

Links

Rodrigo Vila​:
http://www.rodrigovila.com​

Edifício Caleidoscópio​: https://www.ulisboa.pt/info/caleidoscopio​​​

Comments

  1. Excelente artista, é certo que será uma exposição como poucas! SUCESSO e parabéns!

Deixa o teu Comentário