Hashtag #digital – 5 vantagens de teres um site

Por Pedro Mendes

Vivemos num mundo cada vez mais digital. Além disso, gerir uma pequena estrutura, empresa, ou mesmo actividade em nome individual toma-nos cada vez mais tempo e as tarefas parecem não terminar. Isto não pode servir de desculpa para não teres uma presença fixa online. Hoje em dia, ter um site é tão importante como ter uma loja  ou um número de telefone. Um site é uma presença fundamental para te posicionares no mercado. Aqui ficam as principais razões para teres um site na web.

Está sempre acessível (24/7)

O facto de teres um site significa que os teus clientes (ou potenciais clientes) te podem encontrar a partir de qualquer lugar, em qualquer altura. Mesmo fora de horas, o teu site continuará a estar acessível e a prestar informações úteis que podem levar a oportunidades de trabalho. Além disso, por teres um site, estás em vantagem em relação às entidades que não têm, e não têm a oportunidade de se mostrarem online

Permite manter informadas as pessoas interessadas

Um site é a tua casa online. Nele podes incluir as informações que quiseres, e mostrar o teu trabalho da forma e no momento em que decidires. É, por isso, uma montra para as tuas criações e ideias, dando-te a conhecer a novos públicos, e mantendo actualizado o teu público existente.

Credibilidade

Ao teres um site, estás a permitir à tua actividade a oportunidade de te dar a conhecer ao público interessado, e mostrar-lhe as tuas mais valias, e porque deverão apostar em ti.

Cada vez mais, o primeiro passo das pessoas ao ouvir falar de um projecto ou marca, é pesquisá-lo online para verificar da sua credibilidade. Se o teu site estiver bem estruturado e prestar informações completas, estarás em boa posição para atrair mais interessados.

Atrair novos clientes

Uma das principais mais valias de ter um site, é o potencial para atrair novos clientes. Estes, à medida que navegam e pesquisam a internet, descobrem novas entidades de quem se poderão vir a tornar clientes. Assim, podem-se estabelecer relações comerciais ou de parceria importantes.

No entanto…

Se não ter um site significa perderes oportunidades, teres um mau site pode significar o mesmo. O site deverá ter um aspecto atractivo e conter informação relevante e actualizada. Sobre isto falarei num próximo artigo. No entanto digo-vos: se tens um site desactualizado ou sem informações que ajudem os visitantes, é preferível que o suspendas até teres oportunidade de planear e construir um site bem pensado.

A Linguagem Próxima, de que o Coffeepaste faz parte, presta agora o serviço de consultoria digital. Sabe mais aqui.

Pedro Mendes
Formado em Engenharia de Informática, trabalha há cerca de 20 anos no mundo digital, e publicou um livro de entrevistas com startups portuguesas. Tem tido vários blogs desde 2002. É um apaixonado desde sempre pelas artes e cultura. É um dos fundadores do Coffeepaste.

Comments

  1. Penso que a única vantagem hoje em dia em relação a outros canais on-line como o Facebook é mesmo o da credibilidade em que as pessoas ainda tem tendência para pesquisar a existência e credibilidade de uma empresa através de um site. Na vertente artística ainda é menor o número de pessoas que tem um site.

Deixa o teu Comentário