LPStudio – Entrevista

Lara Pereira é natural de Aveiro, aí começou a dançar. Formou-se em Dança em Londres na Rambert School – Brunel University. Depois de vários anos em Londres e na Escócia, regressa a Portugal para realizar o sonho de abrir uma escola de dança na sua cidade. Dançou com a National Youth Dance Company, Scottish Dance Theatre, Companhia Instável, Companhia Nós da Dança, X-Factor Dance Company e Errol White Dance Company

LP_studio(Romeu Bio)Como foi o regresso duma cidade muito grande e onde tudo acontece, para Aveiro, uma cidade pequena, calma e com menos oferta cultural?
A minha ideia sempre foi sair para aprender, evoluir, para depois voltar para Aveiro e desenvolver a Dança Contemporânea numa cidade onde o Ballet Clássico era a referência. De início nem era para ficar fora tantos anos mas as oportunidades foram aparecendo e fui adiando o meu regresso. Por isso não foi tão difícil voltar, o “sonho” incluía voltar e ter o meu próprio espaço de dança. Senti falta da oferta cultural, isso sim, falta de ter de escolher o que queria ver porque não dava para assistir a tudo.

Começaste com o grupo LPmovimento e daí cresceu o LPstudio. Fala-nos destes dois projectos.
Estes dois projetos nasceram lado a lado, a vontade de dançar, criar e ensinar sempre andaram de mãos dadas. O LPstudio (estúdio de dança) deu-me a oportunidade de passar conhecimento e a paixão da dança a várias faixas etárias, está a fazer-me crescer como professora. Teve início em 2007 num pequeno espaço mas com o crescimento do número de alunos, rapidamente houve necessidade de instalações maiores e melhor equipadas. Em 2010 inaugurámos as atuais instalações, com várias salas onde decorrem aulas de Dança Contemporânea e Hip Hop, para crianças, jovens e adultos, Pilates e outras como Yoga, Danças de Salão e Workshops. A nossa intenção é alargar a oferta a mais artes performativas.
O LPmovimento (grupo de dança contemporânea) nasceu em 2006.  Deu-me asas para experimentar, pesquisar, coreografar, dançar e dar também oportunidade a bailarinos de Aveiro dançar. Apresentámos a primeira peça “Sep7em” em 2007 e desde então outras se seguiram como Frame It, Kubik, Kubíkulo, Equilíbrio Instável, T4 e Volátil já em 2013, apresentadas em Aveiro e outras localidades.
Regularmente o LPmovimento cria e apresenta atividades em conjunto com algumas escolas da região. Continuamos a quer chegar ao público jovem onde a Dança Contemporânea nem sempre é conhecida.

Quais as vantagens e desvantagens de gerir uma escola fora dos grandes meios urbanos de Lisboa e Porto?
Apesar de Aveiro ser uma cidade pequena, temos bastante público para as diferentes áreas e escolas de dança. Uma das desvantagens e a mais forte no meu ponto de vista, é a falta de uma agenda diversificada de espetáculos de dança. Penso que para os nossos alunos é importante que o seu leque de conhecimento aumente, se tornem críticos, com opinião e se inspirem! Uma vantagem, talvez o facto de quando apresentamos um trabalho coerente e com qualidade, conseguimos ganhar notoriedade no meio mais rapidamente e um público fiel.

Sentes que estás a contribuir para a formação de novos bailarinos, de novos públicos e oferta culta cultural em Aveiro?
Sim, sem dúvida! Este era um dos meus grandes objetivos e julgo que o estou a cumprir. Tenho alguns alunos que já pensam levar a dança mais a sério nas suas vidas, querem um treino mais intenso e talvez uma carreira profissional. Como grupo, conseguimos criar um público que tem vindo a seguir o nosso trabalho ao longo destes anos e isto é muito gratificante.

Quais os projectos futuros para o LPmovimento e LPstudio?
Como LPstudio, desejo continuar a crescer, a dar um ensino de qualidade, ter mais alunos com vontade de serem bailarinos e proporcionar todo o apoio. Como LPmovimento, queremos continuar a criar dança de qualidade, espetáculos estimulantes para o público e oportunidades para bailarinos mas para isso temos uma necessidade urgente de conseguir apoios técnicos e financeiros, porque até agora e ultimamente, foi quase tudo feito com investimento e esforço próprio.

Comments

  1. Luciana Dias says:

    Obrigada Lara, por todos estes anos de muita entrega e paixão pela Dança. Pelo incrível trabalho que tens feito pela nossa cidade de Aveiro. És o nosso maior orgulho *
    Parabéns amiga, tu mereces tudo !

  2. Gonçalo Marques says:

    Um exemplo de Atitude, Raça e Muita Vontade de ajudar a Dança a singrar em Aveiro.
    Parabéns Lara por tudo o que tens conseguido, e tenho a certeza que vais continuar a brilhar muito alto, pois és uma mulher com muito talento!!!

    bjs
    Gonzo

Deixa o teu Comentário