Materiais Diversos, Territórios Diversos

Por Pedro Mendes

O Festival Materiais Diversos surgiu em 2009 em Minde. O seu grande objectivo é a descentralização artística, levando a cultura para fora dos grandes centros urbanos. Em 2017, volta a acontecer em Minde, mas também em Alcanena e no Cartaxo. A edição deste ano começou a 14 de setembro, e estende-se até dia 23. Aconteceram, e vão acontecer inúmeros eventos de teatro, dança, performance, música, bem como debates e discussões, e uma caminhada artística.

O Coffeepaste esteve presente nos primeiros dias do Festival e testemunhou muitos dos eventos. Ao longo de quatro dias, contactámos os organizadores, os artistas, e os agentes culturais presentes, e realizámos vários directos no Facebook, que podem ver abaixo. Podem também ver a entrevista que fizemos a Elisabete Paiva, Directora Artística do Festival.

O Coffeepaste teve a oportunidade de testemunhar in loco a relação das populações locais com o Festival e os seus diversos acontecimentos, e confirmar a importância que estas iniciativas têm para levar a cultura e as artes fora das grandes cidades, cumprindo o desígnio da descentralização.

Directo com Maria Vlachou (Acesso Cultura)

 

Directo com Joana Craveiro (Teatro do Vestido)

 

Directo com Sara Anjo e Maria Gil (Teatro do Silêncio)

 

Directo com Elisabete Paiva (Materiais Diversos)

 

Entrevista com Elisabete Paiva ( Materiais Diversos)

Mais informações:
http://www.materiaisdiversos.com/festival

Pedro Mendes
Formado em Engenharia de Informática, trabalha há cerca de 20 anos no mundo digital, e publicou um livro de entrevistas com startups portuguesas. Tem tido vários blogs desde 2002. É um apaixonado desde sempre pelas artes e cultura. É um dos fundadores do Coffeepaste.

Deixa o teu Comentário