Workshops Coffeepaste

Play no Intentions

com Nuno Nunes

Datas de realização

21 e 22 de Outubro 2017 (sábado e domingo)
10h00-13h00; 14h00-18h00

Sinopse

Nos últimos anos de trabalho como actor e, sobretudo, como encenador, tenho sido particularmente sensível à qualidade da relação do jogo do actor com o espectador. Mais do que a produção de «eventos», os rasgos de criatividade ou as inovações formais, interessa-me a autenticidade com que determinados acontecimentos se dão em cena e como abrem espaços inauditos de interpretação para o espectador. E interessa-me conceber um espetáculo como um mecanismo que articula e relaciona conjuntos de ideias, conceitos e forças sob a forma de sistemas lúdicos de interação cénica, cujo funcionamento reflita a dramaturgia específica duma determinada peça, tema ou, enfim, objecto do espetáculo. É uma espécie de sistema aberto em que os intérpretes não dominam o resultado das suas acções e onde um sentido de ordem ou de arbitrariedade se pode manifestar alternadamente.

A percepção de que o actor é um gerador de sentidos indu-lo a tomar-se como operador intencional e determinista sobre a percepção do espectador. Mas o actor é um agente potenciador de ocorrências que transcendem a sua vontade e a sua consciência ou, dito doutro modo, a sua intenção. A presunção de dominar o resultado visível da sua acção, leva o actor a querer ocupar um espaço que não lhe pertence e que exclui o espectador, o qual, inconscientemente (ou não), detecta esse comportamento como uma forma de mentira. Este workshop incidirá pois, sobre um conjunto de condicionantes externas ao jogo do actor que o implicam fora desse plano das intenções.

Local

Forum Dança
Travessa do Calado, 26 B
1170-070 Lisboa

Preço

70€ (IVA incluído)

Data limite de inscrições

13 de Outubro de 2017

Destinatários

Profissionais: Actores, bailarinos, músicos, artistas plásticos, encenadores, dramaturgos.

Nuno Nunes

Actor profissional desde 1997, trabalhou em companhias como A Barraca, o Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Aberto, Cª Teatro de Almada, Meridional, O Bando, Aloés, Cornucópia, em diversas criações pontuais com, entre outros, Maria do Céu Guerra, Carlos Avilez, Luca Aprea, João Lourenço, Maria João Miguel, Giancarlo Cobelli, Amândio Pinheiro, Solveig Nordlund, Letizia Quintavalla, Nuno Pino Custódio, Beatriz Batarda, José Peixoto, Luís Miguel Cintra, João Brites, Rogério de Carvalho e Nuno Cardoso. Trabalhou também em âmbito internacional em criações de Pascal Rambert (França), o Inst. Teatro do Mediterrâneo (Espanha) CSS Udine e T. Delle Briciole (Itália).

No cinema trabalhou, entre outros, com Rita Azevedo Gomes, Joaquim Leitão, Margarida Cardoso e Johan Schelfhout. Conta também com participações em cerca de dezena e meia de séries televisivas.

Encenador e produtor desde 2002 – ano em que obteve o prémio “Teatro n’ A Década” com “O Escurial” de Michel de Ghelderode – trabalhou também textos de António Patrício, José Régio, Franz-Xaver Kroetz e Gil Vicente, e em criações originais como “A Rulote”, “Efabulação”, “Da Imortalidade” (a partir da integral do épico de Guilgamesh) e, recentemente, “Boca Ilha” a partir da poesia de Natália Correia. É membro fundador da Propositário Azul, Associação Artística.

Frequentou o curso de Arquitectura da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e é licenciado pela Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC). Exerce também actividade como docente desde 2003, tendo colaborado com diferentes instituições de ensino como a ESTC, o Chapitô ou a Escola Superior Artística das Caldas da Rainha. Como formador destaca a colaboração com o Instituto Camões em Timor Leste no projecto “Férias em Português” (2002) e recentemente em Gaza, Palestina, com o Theatre Day Productions (2015), para além de câmaras municipais, grupos universitários e associações culturais em diversos contextos, nomeadamente com a rede Voyages du Geste, no Líbano em 2013. É actualmente professor de interpretação na ACT – Escola de Actores.

Inscrição

Preenche o formulário de pré-inscrição abaixo, e entraremos em contacto contigo com os detalhes de pagamento ou respondendo a qualquer questão que tenhas.