Zuuzaa – Entrevista

Conversámos com Rafael Ribeiro, membro do projecto de Rock e Blues “Zuuzaa”. Lançaram em 2016 o seu primeiro álbum de originais, e estão na estrada a mostrar a sua música.Falámos sobre as origens da banda, sobre a sua sonoridade e referências, e ficámos a saber que os poderemos ver ao vivo no inicio de setembro na Festa do Avante.

Fala-nos um pouco das origens da banda?
Os Zuuzaa foram surgindo aos poucos. Começou por ser um projeto modesto, de estúdio, com muita prevalência no rock e foi evoluindo até chegar ao grupo que é hoje. Começámos por gravar algumas músicas apenas com guitarra e vozes, o resto era feito através de computador. Quando parámos para analisar o nosso trabalho tínhamos um álbum gravado, e queríamos levar o nosso projeto para os palcos ao vivo. Começamos a procurar membros para integrar a banda e chegamos à nossa formação atual: Guitarra, Baixo, Bateria e um coro de 3 vozes femininas. O nosso som evoluiu e cresceu, a secção rítmica adicionou toda uma vertente Funk ao nosso estilo e cá estamos hoje.

Como caracterizas a vossa sonoridade?
É uma grande mistura. O Rock é a nossa base mas variamos entre o Funk, o Blues, o Soul e até o R&B, passando por todas as vertentes alternativas dos mesmos. Queremos ter a nossa própria identidade mas ao mesmo tempo trazer de volta alguns movimentos mais esquecidos nos dias de hoje.

Quais as vossas principais referências musicais?
Todos os grandes nomes, desde Led Zeppelin, Pink Floyd, Queen, Sting, Rage Against the Machine, Eric Clapton, Jimi Hendrix… São tantos. Mas também uma grande componente actual: Childish Gambino, Animals as Leaders, Snarky Puppy, entre outros.

Como encaram o atual panorama artístico português?
Essas são sempre perguntas complicadas. A música portuguesa tem vindo a atrair cada vez mais público, o que é bom. No entanto, sentimos a falta de alguns géneros que desapareceram por completo. Bem como todo o panorama underground que é esquecido. Torna-se difícil para qualquer banda recente começar do zero, e encontrar locais e meios com condições para mostrar o seu trabalho ao público.

Onde vos podemos ouvir proximamente?
Poderão encontrar-nos na festa do Avante e esperamos por vocês lá.

Mais sobre a banda em https://www.facebook.com/zuuzaarock/

Deixa o teu Comentário