15 anos do Coffeepaste – Uma espécie de Timeline

Por Pedro Mendes

19 de Outubro de 2006
Publica-se o primeiro post de sempre no Coffeepaste, na altura um blog. Tratava-se de uma audição para teatro. A publicação foi feita por um dos membros do Coffeepaste, Galão (Carlos Custódio). Os outros dois membros eram Bica Curta (Rita Lucas Coelho) e Café Cheio (Pedro Mendes). A equipa mantém-se até hoje, mas agora em nome próprio. Enquanto blog, publicaram-se 13 279 anúncios de castings, audições, formação, bolsas, residências, concursos e muito mais.

18 de Março de 2013 
É lançado o portal coffeepaste.com, com novo design e conteúdos. Nesse dia, além dos anúncios habituais, publicou-se um texto de boas-vindas. Desde então publicaram-se 11 867 anúncios e 803 conteúdos editoriais (entrevistas, crónicas e artigos).

08 de Abril de 2015
Publica-se a primeira entrevista em vídeo, um formato de que gostamos muito. Foi possível devido a algum investimento em material. Até hoje, publicámos 553 entrevistas, 392 das quais em vídeo.

08 de Junho de 2017
Inicia-se a nossa parceria com a Prado – Associação Cultural. Materializou-se, numa primeira fase, na crónica “Boca A Boca”, da autoria de Patrícia Portela. A partir de inícios de Abril de 2020, publicou-se a iniciativa “Sotaques”. Nela participaram, além de Portela, Ondjaki, Rui Zink, Fernanda Mira Barros, Keli Freitas e Isabel Garcez, entre outros convidados. 2022 trará novo projecto em conjunto.

21 de Outubro de 2017
Arranca o primeiro Workshop Coffeepaste, orientado pelo actor Nuno Nunes. Desde então organizámos formação para artistas, por Anton Skrzypiciel, Miguel Moreira, Mariana Tengner Barros, Sofia de Portugal, Raquel Castro, Mónica Calle, Lígia Soares, Raquel André e Eunice Gonçalves Duarte. O plano de formação para 2022 é ambicioso e vai acontecer, assim as condições de saúde pública o permitam.

28 de Abril de 2020
Em plena pandemia, criámos a iniciativa Coffee Break, um conjunto de conversas informais, sem tema nem especialização, mas com perguntas e caminhos partilhados. Porque há coisas que não podemos deixar de fazer: caminhar juntos. Acreditamos que os oradores convidados trouxeram para a mesa a insatisfação, a incerteza, a dúvida, a pergunta.

É lançado o episódio 0 do podcast, a que também chamamos “Coffee Break”. Desde então foram publicados 73 episódios, com entrevistas, debates e outras conversas.

E agora?
Estas são algumas datas que marcam os primeiros quinze anos de actividade do Coffeepaste. Queríamos ter organizado uma festa bonita para marcar a data, mas por várias razões não foi possível. De qualquer forma, vem aí a maioridade (18 anos) e depois outro número redondo (20 anos). Celebraremos juntos! O Coffeepaste vai continuar a crescer. Temos muitos planos para 2022, assim se reúnam as condições. Obrigado por estares desse lado.

Mais do que nunca, se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Deixa o teu Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.