A espuma dos dias: Março 2020

Por Pedro Mendes

Vivemos tempos de excepção. Poucos de nós imaginaríamos a situação em que nos encontramos, a enfrentar uma pandemia de alcance global, e confinados às nossas casas. Justamente no meio cultural, em que o beijo e o abraço são marca dos afectos nele presentes, a ausência do toque sente-se em cada um de nós. Mas tempos especiais requerem medidas especiais, e há que resistir.

A minha primeira palavra é de solidariedade. Com os profissionais de saúde, com as forças de segurança, com os trabalhadores dos supermercados. Enfim, com todos aqueles que mantêm o país a funcionar e cuidam dos doentes. São uns verdadeiros heróis.

A minha segunda palavra vai para o sector cultural, brutalmente atingido por esta crise. Os artistas perderam, em grande medida, o público. E não, não é um cenário de um qualquer romance distópico, é a realidade. Resta o online mas, como sabemos, não é de todo a mesma coisa. Com o passar dos dias, e das semanas, acredito que novas ideias surgirão para manter o sector activo.

O Governo reagiu, e instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian também, fazendo por estar à altura dos desafios que enfrentamos. Não resolverão tudo, mas serão uma importante ajuda para a subsistência de muitos.

No Coffeepaste também a vida mudou. O pouco rendimento que tínhamos desapareceu, e tivemos de nos virar para a comunidade. Já recebemos alguns apoios, à medida da possibilidade de cada um, que agradecemos do fundo do coração. A nossa intenção é fazer sempre mais e melhor.

Estamos também a redefinir conteúdos face à realidade. As estreias foram canceladas, e as respectivas entrevistas também. Vamos fazer várias entrevistas remotamente e outras por escrito. Publicámos um artigo que compila dezenas de links para eventos culturais online. Publicámos um “Perguntório” especial sobre a crise. Vamos começar uma série de entrevistas internacionais. Vamos lançar (ainda esta semana) uma nova rubrica de crónicas semanais. Não estamos parados. Queremos continuar a produzir conteúdos úteis.

O Coffeepaste nasceu com o objectivo de ser um espaço de partilha, ajudando os artistas a encontrar trabalho e formação, e também publicando conteúdos editoriais. Queremos continuar a ser esse espaço e tudo faremos para o conseguir. Com a vossa ajuda, juntos venceremos a adversidade, e em breve juntar-nos-emos todos num teatro, onde nos poderemos finalmente abraçar.

Foto por cheng feng

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Deixa o teu Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.