Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
Quinze projetos artísticos que promovem a inclusão social e a transformação através da arte vão receber financiamento no âmbito da terceira edição do programa “PARTIS & Art for Change” 2024. A iniciativa, organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com a Fundação “la Caixa”, selecionou estas propostas entre 86 candidaturas apresentadas.
Os projetos abrangem intervenções artísticas como teatro, música, dança, artes plásticas e vídeo, incluindo propostas multidisciplinares. Cada um dos projetos receberá cerca de 30 mil euros para o desenvolvimento do ano piloto, em 2025. Após essa fase inicial, dez iniciativas serão escolhidas para continuar durante mais dois anos, num investimento total de 1,5 milhões de euros, financiado em partes iguais pelas duas fundações.
De acordo com o comunicado da Fundação Calouste Gulbenkian, os projetos abordam temas como a interseção entre arte, clima e sustentabilidade, a inclusão de doentes oncológicos e seus cuidadores, trabalhadores da indústria têxtil e a integração de comunidades migrantes e seus descendentes em várias regiões do país.
A maior parte dos projetos (12) será desenvolvida fora das Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto, em locais como Abrantes, Aveiro, Beja, Entroncamento, Ílhavo, Lagoa, Miranda do Douro, Ponta Delgada e Povoação, promovendo a descentralização cultural.
Entre as organizações responsáveis pelos projetos selecionados estão a Anda & Fala, Hirundo, Chamadarte, Palombar, Associação de Moradores do PER 11, Paisagem Periférica, Associação Rio Neiva, DCTR, Soma Collective, Fundação O Cerro, e Grupo de Teatro do Oprimido de Lisboa, entre outras.
Este programa resulta da fusão de duas iniciativas anteriores: o PARTIS, criado pela Fundação Calouste Gulbenkian em 2013, e o Art for Change, da Fundação “la Caixa”, ativo em Espanha desde 2008. Ambas têm como objetivo usar as práticas artísticas para fomentar a inclusão social e o desenvolvimento comunitário.
Na edição anterior, para o triénio 2022-2025, foram apoiados projetos como o “Aldeias Criativas – Satélites Culturais na Serra do Gerês”, que combate o isolamento demográfico, o “Nós os Loucos - Pesquisa e Mostra de Arte Bruta em Portugal”, e o “Lungo Room - A Longa Estrada”, em Elvas, destinado a crianças e jovens de etnia cigana.
Foto: © Fundação Calouste Gulbenkian
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios