TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Notícias

7.ª Trienal de Arquitetura de Lisboa debate impacto das cidades no mundo

Por

 

COFFEEPASTE
25 de Março de 2025

Partilhar

7.ª Trienal de Arquitetura de Lisboa debate impacto das cidades no mundo

A 7.ª Trienal de Arquitetura de Lisboa decorrerá entre 2 de outubro e 8 de dezembro, explorando o impacto das cidades no mundo e propondo novas formas de coabitação através de três exposições. O evento, dedicado à arquitetura contemporânea, foi apresentado no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, contando com a presença do presidente da Trienal, José Mateus, e dos curadores Ann-Sofi Rönnskog e John Palmesino.


Sob o tema "How heavy is a city?" ("Quão pesada é uma cidade?"), a edição deste ano inclui exposições, projetos independentes, debates e o Concurso Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp, além dos prémios Début e de Carreira. Segundo José Mateus, a Trienal pretende refletir sobre como as cidades ultrapassam os seus limites geográficos, influenciando todo o planeta.


A programação destaca três exposições principais: "Fluxes", no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia; "Spectres", no Museu do Design; e "Lighter", no Museu de Arte Contemporânea do Centro Cultural de Belém. Estas abordam a interação entre arquitetura, tecnologia e biosfera, com um forte caráter multimídia e multidisciplinar.


Durante a apresentação, os curadores Ann-Sofi Rönnskog e John Palmesino alertaram para o fim da estabilidade climática e o impacto crescente das atividades humanas no planeta. "A tecnosfera deixou um rasto de detritos, construção e poluição", salientaram. José Mateus reforçou que a edição deste ano será a mais pluridisciplinar, envolvendo arquitetura, ciência, geografia, economia, filosofia e sociologia.


A ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, destacou a importância do evento para compreender e responder às grandes questões globais. "A Trienal de Lisboa é uma das principais estruturas que pensa a arquitetura na sua responsabilidade social e urbana", afirmou. A ministra também anunciou a criação de um grupo de trabalho focado no impacto das alterações climáticas no património cultural.


Os prémios da Trienal terão um galardão simbólico desenhado pelo arquiteto Álvaro Siza, feito a partir de pedra portuguesa reaproveitada. Os projetos independentes serão exibidos no MAC/CCB e no Palácio Sinel de Cordes, enquanto os debates, com curadoria de Filipa Ramos, ocorrerão na Fundação Calouste Gulbenkian entre 29 e 31 de outubro. Com uma abordagem inovadora e reflexiva, a 7.ª Trienal de Lisboa promete ser um espaço privilegiado de debate sobre o futuro das cidades e do ambiente urbano.


Foto: © Pedro Mendes

Notícia adaptada. Fonte: LUSA

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

7.ª Trienal de Arquitetura de Lisboa debate impacto das cidades no mundo

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

7.ª Trienal de Arquitetura de Lisboa debate impacto das cidades no mundo
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile