Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
A peça "Catarina e a Beleza de Matar Fascistas", do aclamado dramaturgo e encenador Tiago Rodrigues, será apresentada em Viseu e Penafiel no início de 2025, como parte de uma digressão internacional. As datas anunciadas incluem o Ponto C, em Penafiel, de 24 a 26 de janeiro, e o Teatro Viriato, em Viseu, a 31 de janeiro e 1 de fevereiro.
O espetáculo, que estreou em 2020 no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, tem sido aclamado por plateias e crítica em diversos países. A obra aborda temas como a responsabilidade individual e coletiva através da história de uma família que mantém uma tradição peculiar: matar fascistas. A narrativa culmina num monólogo de um dirigente de extrema-direita, que chega ao poder com maioria absoluta.
A peça regressa a Portugal após uma passagem por Nova Iorque, onde esteve em cartaz na Brooklyn Academy of Music, com a programadora Amy Cassello a descrevê-la como "uma experiência teatral poderosa e incrivelmente oportuna". Em 2024, "Catarina e a Beleza de Matar Fascistas" passará ainda por teatros em França, Suíça e Chipre, antes de retornar aos palcos nacionais.
Além deste regresso, a temporada 2024-2025 será marcada pela intensa atividade de Tiago Rodrigues, atualmente diretor artístico do Festival d'Avignon. A peça "Hécuba, não Hécuba", estreada em julho no festival francês, será apresentada em janeiro no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e no Theatro Circo, em Braga, em fevereiro. A obra explora o cruzamento entre tragédia grega e questões contemporâneas, ao retratar a história de uma atriz que ensaia "Hécuba", de Eurípides, enquanto enfrenta os desafios de ser mãe de uma criança autista.
Outro destaque é "No Yogurt for the Dead", inspirado nas experiências pessoais de Rodrigues com o seu pai, o jornalista Rogério Rodrigues. A peça estrear-se-á na Bélgica em janeiro e estará em cena em Portugal em fevereiro, na Culturgest, em Lisboa.
Com várias produções em digressão global, Tiago Rodrigues reafirma o seu estatuto como uma das figuras mais influentes do teatro contemporâneo, representando Portugal em alguns dos palcos mais prestigiados do mundo.
Foto: Teatro Nacional D Maria II
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios