Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
A Feira de Arte Contemporânea ARCOmadrid 2025 tem início hoje, em Espanha, e decorre até domingo, reunindo mais de 180 galerias de todo o mundo. Entre estas, destacam-se 15 galerias portuguesas, consolidando a forte presença de Portugal neste evento de referência na arte contemporânea.
Na sua 44.ª edição, a ARCOmadrid confirma o estatuto de maior feira de arte contemporânea da Península Ibérica e uma das mais visitadas a nível global. Em 2023, o certame atraiu mais de 95 mil visitantes, e a edição deste ano promete continuar a despertar o interesse de colecionadores, artistas e profissionais do setor.
No programa geral da feira, marcam presença 14 galerias portuguesas: 3+1 Arte Contemporânea, Balcony, Bruno Múrias, Cristina Guerra Contemporary Art, Foco, Francisco Fino, Jahn und Jahn, Madragoa, Miguel Nabinho, Monitor, Pedro Cera e Vera Cortês, todas de Lisboa, e ainda a Kubikgallery e a Lehmann, do Porto. Além destas, a galeria NO-NO, de Lisboa, participa pelo segundo ano consecutivo na secção "Opening", dedicada a novas galerias.
Entre as iniciativas ligadas a Portugal, destaca-se a conferência "Pontes culturais: Diálogos entre museus de Portugal e Espanha", que acontece esta tarde e conta com a participação de Benjamin Weil (Centro de Arte Moderna da Gulbenkian), Nuria Enguita (Centro Cultural de Belém) e Sandra Guimarães (Museu Helga de Alvear). O evento é promovido pela Embaixada de Portugal em Madrid e será moderado pelo jornalista espanhol Ianko López.
Outro momento relevante será a apresentação do Museu de Arte Contemporânea Armando Martins (MACAM), previsto para inaugurar este mês em Lisboa. O MACAM lança ainda um prémio na ARCOmadrid, selecionando uma obra para integrar a sua coleção permanente, com a peça vencedora a ser anunciada no primeiro dia da feira.
A Embaixada de Portugal em Espanha também reeditou o "Mapa de Artistas Portugueses em Galerias Espanholas", que será distribuído entre colecionadores e profissionais do setor. Este ano, o mapa inclui 43 artistas representados por 34 galerias em 11 cidades diferentes.
Além do programa geral e da secção "Opening", a feira conta com mais duas secções comissariadas: "Wametisé: ideias para um amazofuturismo" e "Perfis / Arte Latino-americana".
A secção "Wametisé" foca-se no Amazonas como tema central da edição de 2025, promovendo reflexões sobre existências híbridas entre humanos, vegetais e entidades metafísicas. Entre os 24 artistas representados estão os brasileiros Frederico Filippi, Uyra Sodoma, Naine Terena, Coletivo Mahku, Anna Bella Geiger e Claudia Andujar.
Já "Perfis / Arte Latino-americana" reforça a histórica ligação entre a ARCOmadrid e a arte da América Latina, contando com 10 galerias, incluindo três brasileiras: A Gentil Carioca, Cerrado Galeria e Martins&Montero.
A ARCOmadrid integra a Semana da Arte de Madrid, coincidindo com outras feiras e eventos ligados à arte contemporânea. Destaca-se a JustMAD - Feira de Arte Contemporânea, que decorre entre quinta-feira e domingo, com a participação de 40 galerias de 13 países, incluindo duas portuguesas: Castra Leuca (Castelo Branco) e Gema Gallery (Cascais). Esta é a 16.ª edição da JustMAD, uma feira focada na arte emergente, que já teve quatro edições em Lisboa (JustLX).
Foto: © ARCOmadrid
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios