Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
A reabilitação do Convento da Saudação, em Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, vai iniciar-se com a primeira fase das obras, cujo concurso público será lançado em abril. A intervenção, avaliada em 3,7 milhões de euros, será financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, destacou a importância deste avanço durante uma visita ao convento, afirmando que “é fundamental assinalar este dia e esta visita com a circunstância de o Convento da Saudação estar identificado no PRR”. A governante adiantou que a adjudicação da empreitada está prevista para maio.
O presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, explicou que a obra foi dividida em fases devido aos prazos apertados do PRR. “Esta primeira fase, que é mais ou menos metade do projeto, vai deixar todo o convento funcional, permitindo a instalação da estrutura cultural O Espaço do Tempo e a realização de residências artísticas espalhadas pela cidade”, disse.
A reabilitação total do convento está estimada em oito milhões de euros. Olímpio Galvão referiu que a segunda fase dependerá de novas fontes de financiamento, que deverão ser anunciadas futuramente pela ministra da Cultura.
O autarca recordou que o projeto já beneficiou de um apoio inicial de 5,9 milhões de euros do PRR, mas o concurso anterior ficou deserto devido à elevada pressão sobre as empresas do setor da construção. “Todo o país está a passar por isto. As empresas concorrem às propostas mais vantajosas e deixam outras para trás”, apontou.
O Convento da Saudação, Monumento Nacional localizado no castelo da cidade, foi cedido à câmara municipal em 2018 e já passou por obras de escoramento, financiadas pelo Fundo de Salvaguarda do Património Cultural. O imóvel acolheu religiosas da Ordem Dominicana até ao século XIX, sendo posteriormente utilizado como asilo até aos anos 60 do século XX.
Atualmente, O Espaço do Tempo, estrutura cultural que ocupa o convento, encontra-se distribuído por vários pontos da cidade enquanto aguarda a conclusão da reabilitação do monumento.
Foto: © O Espaço do Tempo
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios