Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
A Bienal de Artes Contemporâneas (BoCA) regressa este ano com uma edição histórica que, pela primeira vez, se estende além-fronteiras. Entre 10 de setembro e 26 de outubro, a quinta edição da bienal decorrerá em Lisboa e Madrid, unindo as duas capitais ibéricas através da arte transdisciplinar.
O anúncio foi feito esta terça-feira pela organização do evento, que sublinhou o carácter inovador desta edição, marcada pelas sinergias entre cidades e equipamentos culturais. A BoCA, que se realiza de dois em dois anos desde 2017, afirma-se como uma plataforma de experimentação artística que cruza as artes performativas, visuais, música e cinema, promovendo também debates e oficinas em diversos espaços culturais.
Sob direção artística de John Romão, a bienal tem vindo a consolidar uma identidade assente na diversidade e na provocação artística. Na última edição, que decorreu em Lisboa e Faro, mais de 30 artistas exploraram o mote “Presente Invisível” através de criações que abordaram temas como migrações, apagamentos históricos, extrativismo e violências racial e de género.
Este ano, a BoCA dá um novo passo ao estabelecer uma "ponte ibérica", nas palavras do próprio Romão, que vê nesta expansão o reflexo de um trabalho colaborativo contínuo com artistas e instituições. “A próxima edição da bienal a ter lugar entre várias instituições culturais de Lisboa e Madrid é a continuação desse trabalho colaborativo e o resultado, não só do nosso trabalho, mas também da confiança e das relações que cultivamos com artistas e instituições”, afirmou o encenador e curador.
Ainda sem revelar o tema desta edição, a organização promete divulgar em breve a programação completa. Entretanto, a BoCA celebrou recentemente os seus dez anos de atividade com o lançamento do livro “Bienal de Artes Contemporâneas – Onde a travessia é possível”, apresentado no Jardim de Inverno do São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa. A publicação assinala uma década de cruzamentos artísticos e reafirma a missão da BoCA enquanto espaço de experimentação e transformação cultural.
A edição de 2025 promete, assim, continuar a desafiar fronteiras – físicas, artísticas e sociais – com propostas que procuram refletir o mundo contemporâneo e intervir nele de forma crítica e criativa.
Foto: © Bruno Simão
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios