TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Recursos

Workshops

Crítica

Notícias

Braga celebra abertura oficial como Capital Portuguesa da Cultura

Por

 

COFFEEPASTE
25 de Janeiro de 2025

Partilhar

Braga celebra abertura oficial como Capital Portuguesa da Cultura

Braga inicia hoje, de forma oficial, o seu ano enquanto Capital Portuguesa da Cultura, com um programa recheado de atividades culturais que culminará no espetáculo “Abre a Tua Porta”. O evento, que reúne artistas locais e nacionais, terá lugar na Avenida Central, às 21:00, sob a direção de John Romão. Entre os destaques do espetáculo estão as atuações da fadista Mariza e dos cantores Dino d’Santiago e iolanda, que, acompanhados por músicos de Braga e membros da comunidade, celebrarão a cultura nacional e as tradições locais.


A cerimónia de abertura decorrerá no Theatro Circo, às 11:00, com a estreia absoluta de “Quimera”. Este espetáculo, criado por John Romão em colaboração com os coreógrafos Filipa Francisco e Deeogo Oliveira, a poetisa Regina Guimarães e o pianista José Diogo Martins, propõe uma fusão cultural singular. “Quimera” combina danças tradicionais do folclore minhoto com o dinamismo do breakdance e a sofisticação do piano, representando um diálogo entre o popular, o urbano e o erudito.


As celebrações iniciam-se logo pela manhã, às 10:00, com a oficina “Porta do Comer”, no Mercado Municipal. Os ‘chefs’ Ricardo Pacheco e Ana Teresa Correia, de Portugal e Cabo Verde, respetivamente, lideram uma experiência gastronómica colaborativa, unindo tradições culinárias dos dois países.


Ainda durante a manhã, será possível visitar o renovado Arquivo Municipal e conhecer os resultados da primeira residência artística do programa Shopyard, no Shopping Santa Cruz.


A programação da tarde incluirá um espetáculo do Grupo de Cantares de Mulheres do Minho em conjunto com músicos do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, às 17:00, no Auditório Adelina Caravana. Já às 18:30, a Basílica dos Congregados acolherá a compositora canadiana Kara-Lis Coverdale para uma performance única.


Todas as atividades promovidas no âmbito da Capital Portuguesa da Cultura são gratuitas, embora sujeitas à lotação dos espaços.


As três primeiras edições da nova iniciativa cabem às finalistas vencidas da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027 (Aveiro, Braga e Ponta Delgada), até que Évora assuma o seu título.


Foto: © Braga 25

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Braga celebra abertura oficial como Capital Portuguesa da Cultura

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Braga celebra abertura oficial como Capital Portuguesa da Cultura
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile