Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
A 14.ª edição dos Cabo Verde Music Awards (CVMA), marcada para o dia 7 de junho de 2025, será dedicada à celebração dos 50 anos da independência de Cabo Verde, destacando o papel da música na mobilização política e social ao longo da história do arquipélago. O anúncio foi feito hoje pela organização do evento, que promete uma gala especial para homenagear este marco histórico.
Segundo o comunicado oficial, a cerimónia "vai refletir o percurso notável de Cabo Verde ao longo destes 50 anos" e sublinhar o impacto da música enquanto "elemento determinante da mobilização e de intervenção política e social". O evento, que premeia anualmente os maiores destaques da música cabo-verdiana, terá como tema visual o panu di terra, símbolo icónico da identidade nacional e expressão das raízes culturais do país.
Os preparativos já estão em marcha, com a organização a trabalhar em parceria com rádios e personalidades do meio musical para elaborar as listas dos lançamentos de 2024, que serão os candidatos aos prémios na edição de 2025. A partir de janeiro, estas listas serão disponibilizadas para seleção dos nomeados, com o anúncio oficial dos indicados a acontecer em breve.
Desde a sua criação, em 2011, os CVMA já premiaram 240 troféus, nomeando 256 artistas em mais de 760 categorias. Este histórico evento cultural tem como missão celebrar o talento e reforçar o papel da música na preservação e promoção da identidade cabo-verdiana.
A edição de 2025 insere-se nas comemorações nacionais do 50.º aniversário da independência de Cabo Verde, proclamada a 5 de julho de 1975, na sequência da Revolução dos Cravos em Portugal, que pôs fim ao regime colonial. Em outubro deste ano, o Governo cabo-verdiano aprovou a criação da Comissão Nacional Organizadora das Comemorações, que incluirá outras iniciativas para marcar a data. Entre as sugestões apresentadas por académicos e representantes da diáspora, estão a publicação de um livro, a realização de um filme e o tratamento de arquivos históricos sobre o país.
Foto: © Ilha do Sal Official
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios