TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Recursos

Workshops

Crítica

Notícias

Câmara de Mafra lança concurso para construção do Arquivo Nacional do Som

Por

 

COFFEEPASTE
24 de Dezembro de 2024

Partilhar

Câmara de Mafra lança concurso para construção do Arquivo Nacional do Som

A Câmara Municipal de Mafra aprovou ontem, por unanimidade, o lançamento de um concurso público para a construção do edifício que acolherá o Arquivo Nacional do Som. O projeto representa um investimento de 4,5 milhões de euros, totalmente financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com conclusão prevista num prazo de um ano após o início da obra.


O novo edifício será construído de raiz na vila de Mafra, distrito de Lisboa, e terá cinco pisos concebidos para diferentes funções, incluindo zonas de serviço, laboratórios, depósitos e espaços de interação com o público. O projeto, desenvolvido pelo Ateliê Carvalho Araújo Arquitetos, aposta numa integração harmoniosa com o ambiente envolvente, prevendo ainda um jardim público e a possibilidade de futura expansão do arquivo.


Além do financiamento para a construção, o PRR destina dois milhões de euros para a aquisição de equipamentos especializados, essenciais para a conservação e digitalização do património sonoro nacional. A digitalização é um objetivo prioritário, dado que muitos documentos estão ameaçados pela degradação física ou tecnológica dos seus suportes.


O Arquivo Nacional do Som reunirá mais de meio milhão de registos sonoros, desde cilindros de cera e discos do final do século XIX até gravações digitais contemporâneas, como podcasts e músicas publicadas em plataformas digitais. Cerca de 90% dos registos identificados pertencem à Área Metropolitana de Lisboa, o que reforça a pertinência da sua localização em Mafra.


O projeto resulta de uma parceria entre a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e o Município de Mafra, sob tutela do Ministério da Cultura e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A sua concretização surge após anos de adiamentos, desde a primeira promessa feita em 2006, e foi reiterada como prioridade em 2016, com a inclusão nas Grandes Opções do Plano.


O coordenador da estrutura de missão, Pedro Félix, sublinhou à agência Lusa a urgência da intervenção em cerca de 170.000 suportes sonoros identificados como mais vulneráveis, abrangendo registos de transmissões radiofónicas, sons da natureza, peças de teatro radiofónico e gravações musicais.


A construção do Arquivo Nacional do Som promete salvaguardar este património valioso, garantindo não só a sua conservação mas também o acesso ao legado cultural e histórico do país, que abrange mais de um século de memória sonora.


Foto: © Ivan Bandura

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Câmara de Mafra lança concurso para construção do Arquivo Nacional do Som

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Câmara de Mafra lança concurso para construção do Arquivo Nacional do Som
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile