Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
O presidente do Centro Cultural de Belém (CCB), Nuno Vassalo e Silva, vai lançar na sexta-feira um convite público à partilha de ideias e sugestões para integrar a estratégia do equipamento no triénio 2025-2027. A iniciativa estará disponível no site do CCB (www.ccb.pt) até 21 de maio.
Sob o título “O que pode o CCB fazer por si”, a ‘open-call’ pretende envolver o público na definição do papel do centro na vida cultural do país e recolher propostas sobre experiências culturais desejadas. “A nossa principal motivação é construir uma prática de liderança que valorize a instituição e coloque no centro os interesses dos públicos e do país”, afirmou Vassalo e Silva à agência Lusa.
O objetivo do convite público é fortalecer a reflexão estratégica do CCB, incluindo a diversidade de públicos e parceiros, tanto habituais como aqueles mais distantes da programação. O responsável destacou a importância de valorizar diferentes perspetivas e sublinhou que iniciativas semelhantes já foram realizadas no CCB, como o ‘Convite à apresentação de propostas’ em 2012 e o ‘Estudo sobre consumo cultural’ em 2023.
A iniciativa não se destina exclusivamente a profissionais das artes ou agentes culturais, mas a todos os interessados, independentemente do seu grau de conhecimento sobre o setor. O presidente do CCB destacou que espera receber contributos espontâneos e sinceros, desde opiniões e sugestões de melhoria até propostas concretas para novas atividades.
Sobre o financiamento das ideias recolhidas, Vassalo e Silva garantiu que as sugestões integradas na estratégia do CCB serão apoiadas pelo orçamento do Plano de Atividades, embora existam também esforços para obter financiamento adicional e alargar o número de parcerias.
Outra prioridade para este triénio é a revisão dos Estatutos da Fundação CCB, uma discussão recorrente que poderá permitir uma maior integração da sociedade civil e do setor empresarial na gestão da instituição. O presidente mencionou, por exemplo, a possibilidade de maior envolvimento da Câmara Municipal de Lisboa.
As sugestões serão recolhidas através de um formulário no site do CCB e terão impacto na nova orientação estratégica do centro cultural. Segundo Vassalo e Silva, os resultados da iniciativa serão comunicados em setembro, coincidindo com o arranque da nova temporada de espetáculos.
O CCB também quer medir os impactos das ações futuras e, para isso, está em fase de adesão ao Compromisso de Impacto Social das Organizações Culturais, um projeto do Plano Nacional das Artes.
Os números recentes demonstram o crescente interesse do público no CCB. Em 2023, o centro registou 139.231 espectadores, número que aumentou para 164.071 em 2024. Já o Museu de Arte Contemporânea do CCB (MAC/CCB), que substituiu o antigo Museu Coleção Berardo, contabilizou 179.890 visitantes em 2024, face aos 171.092 do ano anterior.
Foto: © Centro Cultural de Belém
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios