TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Recursos

Workshops

Crítica

Notícias

Ciclo de conversas explora referências LGBT na literatura portuguesa

Por

 

COFFEEPASTE
3 de Janeiro de 2025

Partilhar

Ciclo de conversas explora referências LGBT na literatura portuguesa

A Casa do Comum, em Lisboa, será palco do ciclo de conversas “ISTO NÃO É UMA AULA – Referências LGBT na Literatura Portuguesa”, a iniciar no próximo dia 8 de janeiro. Com 11 sessões programadas ao longo do ano, sempre à quarta-feira, às 19h, este evento promete explorar de forma inovadora e inclusiva a riqueza literária portuguesa com um olhar queer.


Organizado pela Causas Comuns, em parceria com a Livraria aberta, o ciclo propõe uma viagem através de 40 textos portugueses, abrangendo um período de 150 anos (1875-2025). Sob a mediação de Paulo Brás, cada sessão será uma oportunidade para revisitar tanto obras canónicas como autorias menos conhecidas, identificando e discutindo referências LGBTQIA+.


Com um formato descontraído, as sessões não exigem preparação prévia. Os participantes descobrem os textos no momento, lendo e debatendo em conjunto, sem recurso a bibliografia académica. Esta abordagem visa fomentar uma conversa natural e acessível, frequentemente derivando para temas sociais e culturais que transcendem a literatura.


“O objetivo é levantar referências e abrir espaço para reflexões sobre a comunidade LGBTQIA+ em Portugal, num contexto em que ainda se sente a falta de vocabulário emocional e social para projetar um futuro,” destaca Paulo Brás.


Cada sessão foca um tema específico, destacando aspetos variados da literatura portuguesa. Entre os tópicos, incluem-se "O corpo no fim do século XIX", "A casa e a rua do Estado Novo" e "Os marginais e a Revolução". A última sessão, agendada para 3 de dezembro de 2025, encerra com reflexões sobre as produções literárias de 2024.


A Causas Comuns é uma estrutura de produção artística fundada em 2004, comprometida com a inovação e a formação intergeracional. Já a Livraria aberta, inaugurada no Porto em 2021, é a primeira livraria queer do país, dedicada à interseccionalidade e à diversidade de temas.

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Ciclo de conversas explora referências LGBT na literatura portuguesa

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Ciclo de conversas explora referências LGBT na literatura portuguesa
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile