Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
O Cinema São Jorge, emblemático espaço cultural da capital, comemora 75 anos de existência em fevereiro com uma programação especial, gratuita e diversificada, que promete atrair amantes do cinema e da cultura em geral. As celebrações arrancam a 24 de fevereiro, data em que o cinema foi inaugurado, e estendem-se até 2 de março.
No dia de abertura das comemorações, será exibida a obra-prima do cinema mudo “A Quimera do Ouro”, de Charles Chaplin, com acompanhamento ao vivo pela Lisbon Film Orchestra. O evento destaca um duplo marco: os 75 anos do Cinema São Jorge e o centenário deste clássico de Chaplin, “aquela pela qual, nas palavras do próprio, Charles Chaplin gostaria de ser sempre lembrado”.
Entre 25 de fevereiro e 2 de março, o São Jorge apresenta uma seleção de filmes icónicos, incluindo obras censuradas durante o Estado Novo e sucessos do pós-Revolução de Abril. Destaque para “O Último Tango em Paris”, de Bernardo Bertolucci, exibido a 25 de fevereiro. O filme foi o primeiro grande êxito da liberdade cinematográfica após o 25 de Abril, tendo estreado no São Jorge em 1975 e permanecendo em exibição durante seis meses.
Outros destaques incluem “Roma”, de Federico Fellini (27 de fevereiro), “A Grande Evasão”, de John Sturges (28 de fevereiro), e “Um Violino no Telhado”, de Norman Jewison (1 de março), que serão exibidos na íntegra, livres das cortes impostas pela censura do Estado Novo. A programação encerra a 2 de março com “Um Dia em Nova Iorque”, de 1950, ano de inauguração do cinema.
Além das sessões de cinema, a programação inclui iniciativas interativas e educativas. A oficina “STOP! Animação!”, que ensina a técnica de animação ‘stop motion’, estará aberta ao público nos dias 1 e 2 de março. Os participantes terão a oportunidade de criar o seu próprio filme, utilizando materiais fornecidos pela organização.
No dia 1 de março, haverá também uma visita guiada aos bastidores do cinema, permitindo aos visitantes descobrir os segredos deste edifício histórico.
Todas as atividades são gratuitas, incluindo as sessões de cinema, oficinas e visita guiada. Os bilhetes para as sessões podem ser levantados no próprio dia, na bilheteira do São Jorge, enquanto as inscrições para as oficinas e visita guiada devem ser feitas através do email projetoeducativo@cinemasaojorge.pt.
Inaugurado a 24 de fevereiro de 1950, o Cinema São Jorge foi projetado pelo arquiteto Fernando Silva e já contou com mais de 21 milhões de espectadores ao longo da sua história. Reconhecido como imóvel de interesse público desde 1989, o edifício pertence atualmente à Câmara Municipal de Lisboa, que tem investido na sua preservação e adaptação a novos usos culturais.
Hoje, o Cinema São Jorge continua a ser um polo cultural de referência, acolhendo festivais de cinema, espetáculos de teatro, concertos, e outros eventos artísticos, afirmando-se como muito mais do que uma sala de cinema.
Foto: © José Frade
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios