Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
A Companhia Nacional de Bailado (CNB) estreia esta quinta-feira, no Teatro Camões, em Lisboa, o bailado Stravinsky Violin Concerto, do coreógrafo George Balanchine, numa programação que inclui ainda peças de William Forsythe e Andrew McNicol (entrevista Coffeepaste)
A obra de Balanchine, apresentada pela primeira vez em Portugal, integra um novo programa da CNB que cruza diferentes gerações de coreógrafos, mantendo a base da dança clássica. Criado em 1972, no Stravinsky Festival pelo New York City Ballet, um ano após a morte do compositor russo Igor Stravinsky, o bailado passa agora a fazer parte do repertório da companhia portuguesa. As representações decorrem até 2 de março.
O elenco de solistas desta produção inclui Filipa de Castro, Tiago Amaral, Inês Ferrer, Miguel Ramalho, Tatiana Grenkova, Lourenço Ferreira, Miyu Matsui e Francisco Morais. O programa Forsythe/ McNicol/ Balanchine contará com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob direção de José Eduardo Gomes, e a violinista convidada Alexis Hatch.
Além da peça de Balanchine, o programa inclui Workwithinwork, de William Forsythe, criado em 1998 para o Ballet de Frankfurt, que propõe uma abordagem inovadora da dança clássica, desconstruindo códigos e quebrando convenções. Será ainda apresentado Upstream, de Andrew McNicol, primeira colaboração do coreógrafo britânico com a CNB, estreada em 2023 no Teatro Nacional de São Carlos. Esta obra destaca-se pela ligação entre movimento e música, com composição de Peter Gregson, e tem como solistas Inês Ferrer, Miguel Ramalho, Patrícia Main e Dylan Waddell.
Na quarta-feira, a CNB promove um ensaio geral solidário no Teatro Camões, cuja receita reverterá para a Fundação Gulbenkian - Institute for Molecular Medicine.
Já no sábado, às 17:00, decorrerá uma conversa pré-espetáculo no âmbito do ciclo Vamos Falar de Dança, onde serão abordadas as três obras do programa, com a presença de convidados. O evento é aberto ao público, sujeito a reserva no site oficial da CNB.
Para as famílias e crianças, a CNB organiza ainda ateliês de dança relacionados com o programa, promovendo uma maior aproximação do público à arte do bailado.
Foto: FOTOGRAFIA DE ENSAIO, © Hugo David/CNB, 2025
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios