Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
Os Concertos Promenade do Coliseu do Porto regressam este domingo, 23 de março, para a sua 14.ª temporada, assinalando os 20 anos da sua criação, em 2005. A Sinfonia n.º 6, "Patética", do compositor russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky, abre a programação desta edição, que se destaca pela diversidade de estilos musicais.
O maestro Cesário Costa, director artístico do evento, sublinha a variedade da oferta, que inclui ópera, jazz, música erudita, música coral e um concerto especial com Jorge Palma, que se apresentará acompanhado por uma orquestra.
“Desde o início, há 20 anos, tentámos sempre oferecer propostas diversificadas ao público, abrangendo tanto obras mais conhecidas como outras menos exploradas. O objectivo é chegar a diferentes audiências”, afirmou o maestro à agência Lusa.
A programação da temporada inclui sete concertos ao longo do ano, com um evento mensal. Além da abertura com a "Patética", de Tchaikovsky, está previsto o encerramento com a “Sinfonia Fantástica”, de Hector Berlioz, em 23 de novembro. Entre estes dois momentos, destacam-se a "Gala Puccini" (13 de abril), "Carta Branca a Jorge Palma" (18 de maio), "Viagem pelo Jazz" (15 de junho), "Peer Gynt", de Edvard Grieg (21 de setembro), e "Canto das Américas", interpretado pelo Coro dos Pequenos Cantores de Esposende (26 de outubro).
A iniciativa inclui também um concerto dedicado ao jazz, com a Orquestra Clássica de Espinho, e uma apresentação especial do Coro dos Pequenos Cantores de Esposende, que percorrerá um repertório inspirado na música do continente americano.
Outro destaque é a "Carta Branca a Jorge Palma", onde o músico e compositor português selecionará e comentará as obras interpretadas pela orquestra, partilhando as suas influências e a importância destas músicas na sua vida.
Cesário Costa atribui o sucesso dos Concertos Promenade a três factores fundamentais: o carácter comentado dos concertos, conduzidos pelo professor Jorge Castro Ribeiro; a dimensão multimédia, com design de Sara Botelho, que contribui para a narrativa visual das apresentações; e a realização dos concertos na pista de circo do Coliseu, promovendo maior proximidade entre o público e os músicos.
Com 112 concertos realizados e 160 mil espectadores ao longo das suas 13 temporadas, os Concertos Promenade continuam a consolidar-se como uma iniciativa de referência no panorama cultural do Porto.
Foto: © Coliseu Porto
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios