Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
O filme musical “Emilia Pérez”, do realizador francês Jacques Audiard, é o grande destaque nas nomeações para a 97.ª edição dos Óscares, anunciou hoje a Academia de Cinema dos Estados Unidos. A obra tornou-se o filme em língua não inglesa mais nomeado da história, com 13 indicações.
Entre as categorias em que compete, estão algumas das mais prestigiadas, como Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Realização, Direção de Fotografia, e duas categorias de interpretação. A atriz espanhola Karla Sofía Gascón, que dá vida à protagonista, é nomeada para Melhor Atriz Principal, marcando a primeira vez que uma mulher trans é reconhecida nesta categoria. Zoe Saldaña também foi indicada como Melhor Atriz Secundária.
O filme, produzido pela Netflix, acompanha a história de um líder de um cartel de droga que decide realizar o sonho de transicionar para mulher. “Emilia Pérez” tem vindo a conquistar prémios desde a sua estreia, com distinções em eventos como o Festival de Cannes, os Prémios do Cinema Europeu e os Globos de Ouro.
Com dez nomeações cada, os filmes “O Brutalista”, de Brady Corbet, e “Wicked”, de Jon M. Chu, são também favoritos na corrida aos Óscares. Ambas as produções disputam categorias como Melhor Filme, Montagem e Banda Sonora Original.
A lista de nomeados para Melhor Filme inclui dez títulos: "Anora", "O Brutalista", "A Complete Unknown", "Conclave", "Duna: Parte Dois", "Emilia Pérez", "Nickel Boys", "A Substância", "Wicked", "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles.
Entre os realizadores, apenas uma mulher está nomeada: Coralie Fargeat, por “A Substância”.
Na categoria de Melhor Atriz Principal, além de Karla Sofía Gascón, estão nomeadas: Fernanda Torres, por “Ainda Estou Aqui”, Cynthia Erivo, por “Wicked”, Mikey Madison, por “Anora”, Demi Moore, por “A Substância”.
Já para Melhor Ator Principal, os indicados são: Adrien Brody, por “O Brutalista”, Timothée Chalamet, por “A Complete Unknown”, Colman Domingo, por “Sing Sing”, Ralph Fiennes, por “Conclave”, Sebastian Stan, por “O Aprendiz”.
Na categoria de Melhor Filme Internacional, destacam-se: “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles (Brasil), “The Girl With The Needle”, de Magnus von Horn (Dinamarca), “Emilia Pérez”, de Jacques Audiard (França) , A Semente do Figo Sagrado”, de Mohammad Rasoulof (Alemanha), “Flow - À Deriva”, de Gints Zilbalodis (Letónia).
O documentário coletivo “No Other Land”, realizado por ativistas israelitas e palestinianos, sobre a ocupação israelita de territórios palestinianos, foi indicado para o Óscar de Melhor Documentário em Longa-Metragem.
Na categoria de Melhor Filme de Animação, o animador português Emanuel Nevado está envolvido no filme “Wallace & Gromit: A Vingança das Aves”, uma das obras nomeadas. Também concorrem: “Flow”, “Divertida-mente 2”, “Memoir of a Snail”, “O Robot Selvagem”.
Já a curta-metragem portuguesa “Percebes”, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, não conseguiu uma nomeação, apesar de ter estado entre os finalistas.
A cerimónia de entrega dos Óscares terá lugar a 2 de março de 2025, em Los Angeles, Califórnia, com apresentação a cargo do humorista Conan O’Brien.
Foto: © Shanna Besson / Netflix
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios