Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
A exposição "Portugal-Espanha: 50 anos de democracia" será inaugurada no próximo dia 1 de abril no Centro Documental da Memória Histórica de Salamanca, onde permanecerá patente até 29 de junho. A iniciativa insere-se nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e foi anunciada pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.
A abertura da exposição será acompanhada por uma conferência intitulada "Comemorar as democracias. Grécia, Espanha, Portugal. Reflexões sobre 50 anos de mudança". O evento contará com a moderação da professora da Universidade de Salamanca, Elena Martínez Barahona, e com a participação de Maria Inácia Rezola, comissária para as comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril, Carmina Gustrán, comissária para as comemorações dos 50 anos de democracia em Espanha, e Syrago Tsiara, diretora da Pinacoteca Nacional da Grécia.
Maria Inácia Rezola destacou a relevância histórica do processo democrático na Península Ibérica, afirmando que "há meio século, Portugal e Espanha foram pioneiros num impulso democratizador que ajudou a abrir caminho à liberdade nos anos seguintes e a derrubar um grande número de ditaduras na América Latina e na Europa central e oriental". O objetivo da exposição é evocar e debater este processo, proporcionando um olhar aprofundado sobre as transições democráticas nos dois países.
A cerimónia de inauguração contará com a presença dos secretários de Estado da Cultura de Portugal e Espanha, Alberto Santos e Jordi Marti Grau, respetivamente.
Comissariada pelo historiador Manuel Loff, a exposição esteve anteriormente patente na Torre do Tombo, em Lisboa, e chega agora a Salamanca com algumas adaptações específicas ao espaço expositivo. A iniciativa integra a programação conjunta entre os dois países para celebrar o papel da cultura na transição democrática ibérica.
O projeto resulta de uma parceria entre diversas instituições portuguesas e espanholas, incluindo a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, o Arquivo Nacional Torre do Tombo, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, o Centro Português de Fotografia, o Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros e a RTP, por parte de Portugal. Do lado espanhol, participam os Archivos Estatales, a Subdireção Geral de Relações Internacionais e UE e o Ministério da Cultura.
Segundo a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, a exposição utiliza fontes iconográficas e documentais para abordar os processos de transição democrática na Península Ibérica. Para além da exposição física, o tema das "transições ibéricas" será também explorado num dossiê online disponibilizado no site da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.
Foto: © Edward Howell
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios