TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Recursos

Workshops

Crítica

Notícias

Festival da Canção 2025: Autores dão voz às suas criações rumo à Eurovisão

Por

 

COFFEEPASTE
23 de Janeiro de 2025

Partilhar

Festival da Canção 2025: Autores dão voz às suas criações rumo à Eurovisão

Foi hoje apresentada, em Lisboa, a 59.ª edição do Festival da Canção, com destaque para a participação direta da maioria dos autores na interpretação das 20 canções a concurso. As semifinais terão lugar a 22 de fevereiro e 1 de março, nos estúdios da RTP em Lisboa, e a final está marcada para 8 de março.


Durante a conferência de imprensa, realizada esta manhã, foram reveladas as canções em competição e as respetivas semifinais. Na primeira semifinal, no dia 22 de fevereiro, competem os temas “Sobre Nós” (Beato/Du Nothin), “Ninguém” (Bluay), “Lisboa” (Capital da Bulgária), “Calafrio” (Jéssica Pina), “Tristeza” (Josh), “A minha casa” (Marco Rodrigues), “Eu sei que o amor” (Margarida Campelo), “Adamastor” (Peculiar), “Voltas” (Tiago Sampaio/Rita Sampaio) e “Ai Senhor!” (Xico Gaiato).


Já a segunda semifinal, agendada para 1 de março, contará com “Responso à mulher” (A Cantadeira), “Apago tudo” (Bombazine), “Cotovia” (Diana Vilarinho), “Rapsódia da Paz” (Emmy Curl), “á-tê-xis” (EU.CLIDES/Tota), “I wanna destroy you” (Henka), “Quantos queres” (Inês Marques Lucas), “Quem foi” (Luca Argel com Pri Azevedo) e “Deslocado” (NAPA).


As músicas podem ser ouvidas desde as 13:00 de hoje nos canais oficiais do Festival da Canção no YouTube e Spotify.


Em cada semifinal, serão escolhidas seis canções para avançar à final: cinco serão selecionadas com base num sistema de votação que combina os votos de um júri profissional e do público, e uma sexta será escolhida exclusivamente pelo voto popular.


Este ano, 14 das 20 canções resultaram de convites diretos feitos pela RTP a autores de renome, incluindo A Cantadeira, Beato, Bluay, Bombazine, Emmy Curl, EU.CLIDES, Fernando Daniel, Jéssica Pina, Luca Argel, Marco Rodrigues, Margarida Campelo, Os Napa, Peculiar e Tiago Sampaio. As restantes seis canções foram selecionadas de entre 633 submissões espontâneas, destacando-se os artistas Capital da Bulgária, Diana Vilarinho, Henka, Inês Marques Lucas, Josh e Xico Gaiato.


O tema vencedor do Festival da Canção irá representar Portugal no 69.º Festival Eurovisão da Canção, que terá lugar em Basileia, na Suíça, em maio de 2025. As semifinais europeias decorrem a 13 e 15 de maio, e a final será disputada a 17 de maio.


Portugal, que estreou a sua participação na Eurovisão em 1964, venceu o concurso apenas uma vez, em 2017, com “Amar pelos dois”, de Luísa Sobral, interpretada por Salvador Sobral. No último ano, a canção “Grito”, de Iolanda, garantiu ao país um honroso 10.º lugar na competição, vencida pela Suíça com o tema “The Code”, interpretado por Nemo.


Foto: © Martin Sylvest Andersen/Getty Images

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Festival da Canção 2025: Autores dão voz às suas criações rumo à Eurovisão

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Festival da Canção 2025: Autores dão voz às suas criações rumo à Eurovisão
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile