Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
O filme “Ainda Estou Aqui”, do realizador brasileiro Walter Salles, recebeu três nomeações para a 97.ª edição dos Óscares, incluindo a cobiçada categoria de Melhor Filme, anunciou hoje a Academia de Cinema dos Estados Unidos. A atriz Fernanda Torres está entre as nomeadas para o prémio de Melhor Atriz Principal, destacando-se como uma das favoritas.
Inspirado numa história real, o filme é também candidato ao Óscar de Melhor Filme Internacional, em língua não inglesa, consolidando a sua presença entre as principais apostas da temporada de prémios. A longa-metragem revisita o período da ditadura militar no Brasil (1964-1985), contando a trágica história do político Rubens Paiva – preso, torturado e morto – e da sua mulher, a ativista Eunice Paiva, cujos papéis são interpretados por Selton Mello e Fernanda Torres.
A nomeação de Fernanda Torres ganha um significado especial, dado que a atriz segue os passos da mãe, Fernanda Montenegro, que em 1999 foi também nomeada na mesma categoria pelo filme “Central do Brasil”, igualmente realizado por Walter Salles.
O enredo de “Ainda Estou Aqui” baseia-se no livro homónimo de Marcelo Rubens Paiva, filho do casal retratado no filme. A obra relata não apenas a repressão e os atos de tortura sofridos por Rubens Paiva, cujo corpo nunca foi encontrado, mas também a resiliência e força de Eunice Paiva ao longo da sua vida.
Na categoria de Melhor Filme, “Ainda Estou Aqui” enfrenta a concorrência de outras nove longas-metragens, incluindo os aguardados “Duna: Parte Dois”, “Wicked” e “Anora”. Já no Óscar de Melhor Filme Internacional, o filme de Walter Salles disputa o galardão com obras como “The Girl With The Needle” (Dinamarca), “Emilia Pérez” (França) e o filme de animação “Flow - À Deriva” (Letónia).
Para Melhor Atriz Principal, além de Fernanda Torres, estão nomeadas Cynthia Erivo (“Wicked”), Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”), Mikey Madison (“Anora”) e Demi Moore (“A Substância”).
“Ainda Estou Aqui” já se destacou antes mesmo das nomeações aos Óscares, tendo rendido a Fernanda Torres o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme Dramático. O filme foi também um sucesso de bilheteira em Portugal, registando 52.823 espectadores no fim de semana de estreia, tornando-se no mais visto nesse período.
Apesar de Portugal ter submetido “Grand Tour”, de Miguel Gomes, para uma nomeação na categoria de Melhor Filme Internacional, o filme ficou fora da lista final dos candidatos.
A 97.ª edição dos Óscares realizar-se-á a 2 de março de 2025, em Los Angeles, Califórnia, com a apresentação de Conan O’Brien.
Foto: Ainda estou Aqui (DR)
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios