Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
Onze fundações europeias, incluindo a Fundação Calouste Gulbenkian, uniram esforços na criação da Aliança para as Artes Participativas, uma iniciativa filantrópica destinada a capacitar, colaborar e dar visibilidade a práticas artísticas comunitárias com impacto social.
Segundo Luís Jerónimo, diretor de Sustentabilidade e Equidade da Fundação Calouste Gulbenkian, o objetivo principal da aliança é demonstrar como diferentes práticas artísticas podem contribuir para a resolução de problemas sociais e ambientais. “Há cada vez mais evidências da importância destes projetos, mas continuam a carecer da visibilidade e reconhecimento que merecem e que o seu potencial justifica”, afirmou em declarações à Lusa.
A iniciativa resulta de um esforço conjunto de 11 fundações europeias: além da Gulbenkian, participam a Allianz Foundation (Alemanha), Fondazione Cariplo, Compagnia di San Paolo e Moleskine Foundation (Itália), Fondation Daniel e Nina Carasso (França), European Cultural Foundation (Países Baixos), Hilti Foundation (Liechtenstein), King Baudoin Foundation (Bélgica), Fundação “la Caixa” (Espanha e Portugal) e Stiftung Mercator Schweiz (Suíça).
Para responder às necessidades identificadas pelas organizações de artes participativas, como financiamento, capacitação e desenvolvimento de competências, a aliança criou um programa de ‘Fellowship’. Este programa, com a duração de 18 meses, disponibilizará financiamento de 60 mil euros para organizações selecionadas, bem como oportunidades de formação, residências artísticas e colaboração entre pares a nível europeu.
O programa visa apoiar até 15 líderes inovadores de organizações artísticas centradas no envolvimento comunitário e na mudança social, promovendo o desenvolvimento profissional e a troca de conhecimentos entre os participantes.
As candidaturas ao programa, que conta com a parceria da Culture Action Europe, Fitzcarraldo Foundation e The Audience Agency, estarão abertas até 24 de fevereiro. Luís Jerónimo revelou que esta fase é um projeto-piloto, com o potencial de atrair novas fundações e expandir a iniciativa no futuro.
Com esta aliança, as fundações europeias esperam consolidar a importância das artes participativas como motor de transformação social e ambiental, reforçando a colaboração internacional e ampliando o impacto destas práticas em toda a Europa.
Foto: © Fundação Calouste Gulbenkian
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios