Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
A Capital Europeia da Cultura (CEC) Évora 2027 vai beneficiar de um reforço financeiro de 25 milhões de euros para a recuperação de património, através da reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O anúncio foi feito hoje pela ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, durante uma visita ao Convento da Saudação, em Montemor-o-Novo.
Este montante faz parte de um reforço global de 27 milhões de euros destinados à área do património cultural, conforme solicitado pelo Governo à Comissão Europeia no início do ano. Uma parte significativa desse investimento será canalizada para a reabilitação do Mosteiro de São Bento de Cástris, que acolherá a futura sede da associação gestora da CEC Évora 2027.
Segundo Dalila Rodrigues, as obras visam transformar o imóvel numa "nova centralidade de um ponto de vista artístico e cultural". A ministra garantiu que o evento continuará a receber financiamento de outras áreas governativas, embora não tenha especificado os valores.
Perante questões sobre eventuais atrasos na preparação do evento, a governante assegurou que a sua equipa tem trabalhado para recuperar tempo perdido e que Évora 2027 "vai ser uma grande Capital Europeia da Cultura". Acrescentou ainda que estão a ser finalizados os concursos para os cargos de diretores artístico e executivo, cujos resultados serão anunciados em breve.
Maria do Céu Ramos, presidente da associação gestora da CEC, reforçou a sintonia com o Ministério da Cultura e garantiu que serão apresentados em breve projetos fundamentais para a cidade, para Portugal e para o panorama cultural internacional.
Com este reforço de 25 milhões de euros, a dotacão financeira total da CEC Évora 2027 sobe para 74 milhões, juntando-se aos 49 milhões inicialmente previstos. Este montante inclui 15 milhões do Orçamento do Estado, 10 milhões de fundos europeus, quatro milhões do Turismo, cinco milhões para territórios envolventes e 15 milhões provenientes do município e parceiros.
No contexto do PRR, o reforço para a Cultura eleva o investimento total para 346 milhões de euros, com 243,2 milhões destinados exclusivamente ao património cultural. O financiamento adicional permitirá ainda a requalificação de nove espaços culturais, incluindo edifícios históricos e teatros nacionais.
Foto: © Câmara Municipal de Évora
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios