TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Notícias

Hélder Beja é o novo director do Doclisboa numa estrutura renovada

Por

 

COFFEEPASTE
17 de Março de 2025

Partilhar

Hélder Beja é o novo director do Doclisboa numa estrutura renovada

A direcção da Apordoc anunciou a nomeação de Hélder Beja como novo director do Doclisboa - Festival Internacional de Cinema. A edição de 2025 do festival contará com uma estrutura renovada, que inclui Boris Nelepo como co-chefe de programação e Cíntia Gil como programadora associada.


Hélder Beja assume a direcção do festival após ter integrado a equipa nas duas últimas edições. Com uma carreira diversificada como jornalista cultural, editor e argumentista, Beja foi também co-fundador e director do Festival Literário de Macau entre 2012 e 2018. Actualmente, é um dos organizadores da conferência bienal da Asia Pacific Writers & Translators. Licenciado em Comunicação Social e com uma pós-graduação em Antropologia - Culturas Visuais, desenvolveu a sua actividade sobretudo na Ásia e na China, onde viveu quase uma década.


Boris Nelepo, programador e crítico de cinema, integrará a chefia de programação do Doclisboa, cargo que partilhará com um novo membro do comité de programação a ser anunciado em Abril. Nelepo colaborou com o Festival Internacional de Cinema de Locarno entre 2012 e 2018 e, desde 2015, tem sido curador de retrospectivas para o Doclisboa, incluindo homenagens a Želimir Žilnik e Věra Chytilová. O seu trabalho crítico foi publicado em revistas como Trafic, Cinema Scope e Cahiers du Cinéma.


Cíntia Gil regressa ao Doclisboa como programadora associada a partir de Maio. Com um percurso ligado ao festival, que dirigiu entre 2012 e 2019, assumiu posteriormente a direcção do Sheffield DocFest (Reino Unido) entre 2020 e 2021. Gil colabora ainda com o programa Artistic Differences e integra a equipa de programação da Quinzena dos Cineastas de Cannes.


A equipa de selecção e programação inclui Tomás Baltazar e Luca D’Introno, que permanecem no comité, bem como Marta Vaz e Nuno Ventura Barbosa, que se juntam este ano. A direcção de produção do festival passa a ser liderada por Maria João Malheiro, enquanto Marina Thomé assume a direcção de desenvolvimento e indústria.


A 23.ª edição do Doclisboa decorrerá entre 16 e 26 de Outubro, mantendo-se nos habituais espaços de exibição. As inscrições de filmes para esta edição estão abertas até 31 de Maio.


Foto: © doclisboa

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Hélder Beja é o novo director do Doclisboa numa estrutura renovada

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Hélder Beja é o novo director do Doclisboa numa estrutura renovada
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile