TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Recursos

Workshops

Crítica

Notícias

Língua Mirandesa inova com podcast e primeiro e-book de contos

Por

 

COFFEEPASTE
16 de Dezembro de 2024

Partilhar

Língua Mirandesa inova com podcast e primeiro e-book de contos

A língua mirandesa, reconhecida como a segunda língua oficial de Portugal, continua a dar passos importantes na sua preservação e promoção. A Associação de Língua e Cultura Mirandesa (ALCM) lançou o primeiro e-book em mirandês, resultado da transcrição de 15 contos publicados no podcast "Terreiro de la Lhéngua 25". Este projeto combina leitura e áudio, tornando-se uma ferramenta acessível e inclusiva para novos falantes e pessoas com limitações auditivas e visuais.


“Este trabalho permite que os leitores acompanhem o texto e o áudio em simultâneo, criando uma nova forma de aprender e interagir com a língua”, explicou Alcides Meirinhos, membro da ALCM.


O e-book conta com textos de autores como Amadeu Ferreira, Adelaide Monteiro, Alfredo Cameirão, Carlos Ferreira, Suzana Ruano e do próprio Alcides Meirinhos, além de ilustrações originais da designer gráfica mirandesa Ana Rita Afonso (Ana Manjora). O projeto, considerado inovador, foi apoiado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).


Desde o seu lançamento em 2021, o podcast "Terreiro de la Lhéngua 25" já soma 89 episódios, publicados de duas em duas semanas. Está disponível na Casa Comum da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e na plataforma Spotify, permitindo um alcance global.


A ALCM destaca que estas iniciativas são fundamentais para a preservação e valorização da língua mirandesa, facilitando o acesso à sua fonética e escrita através de dispositivos digitais como tablets e smartphones. A língua, com raízes muito anteriores à nacionalidade portuguesa, enfrenta desafios de sobrevivência, com um estudo recente da Universidade de Vigo a estimar apenas cerca de 3.000 falantes na Terra de Miranda.


Reconhecida oficialmente em 1998, a língua mirandesa tem agora novas ferramentas para resistir ao declínio e chegar a uma audiência mais ampla, reforçando o seu lugar como património cultural único de Portugal.


Foto: © CM Miranda do Douro

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Língua Mirandesa inova com podcast e primeiro e-book de contos

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Língua Mirandesa inova com podcast e primeiro e-book de contos
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile