TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Notícias

Lisboa apoia reabilitação do Hot Clube de Portugal com 239.500 euros até 2026

Por

 

COFFEEPASTE
9 de Abril de 2025

Partilhar

Lisboa apoia reabilitação do Hot Clube de Portugal com 239.500 euros até 2026

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a atribuição de um apoio financeiro de 239.500 euros ao Hot Clube de Portugal (HCP), destinado à reabilitação do edifício municipal que acolherá o histórico clube de jazz na Praça da Alegria.


A proposta, apresentada pelo presidente da autarquia, Carlos Moedas (PSD), que detém também o pelouro da Cultura, foi discutida em reunião privada do executivo municipal. O apoio será repartido entre 2024 e 2026, com uma tranche de 191.600 euros a ser transferida este ano e os restantes 47.900 euros em 2026.


Encerrado ao público desde janeiro de 2023, por decisão da própria câmara, o Hot Clube viu-se forçado a suspender atividades após uma inspeção revelar fragilidades estruturais no edifício n.º 48 da Praça da Alegria, colocando em causa a segurança de utilizadores e colaboradores.


Carlos Moedas sublinhou a importância do clube fundado em 1948, considerando o seu encerramento “uma enorme perda” para a vida cultural da cidade. “A programação do HCP é única, sem paralelo em Lisboa, e constitui um ponto de referência para os apreciadores de jazz e outros géneros musicais”, afirmou.


Para garantir a continuidade do HCP, a CML aprovou em fevereiro deste ano a cedência de um direito de superfície sobre os prédios municipais n.º 47 a 49 da mesma praça. Este direito, válido por 50 anos (com mínimo de 10 e máximo de 90), foi avaliado em 545 mil euros, montante a ser pago pelo HCP em prestações anuais. A primeira prestação rondará os sete mil euros, sendo as seguintes atualizadas conforme o coeficiente anual de arrendamentos não habitacionais.


A reabilitação do edifício decorrerá em duas fases: numa primeira, será feito o reforço estrutural do rés-do-chão, permitindo uma reabertura parcial que poderá gerar receitas para financiar a segunda fase, dedicada à reabilitação completa do edifício.


O protocolo hoje aprovado define os termos da colaboração entre o município e o HCP para esta primeira fase. O presidente da Câmara garantiu ainda abertura para apoiar futuras etapas da intervenção, com vista à plena recuperação do espaço e à criação de um núcleo museológico, que contará a história do clube e exporá o seu vasto espólio.


Com mais de 75 anos de existência, o Hot Clube de Portugal é o mais antigo clube de jazz em atividade da Europa. Desde a sua fundação, funcionou na Praça da Alegria — primeiro no n.º 39, destruído por um incêndio em 2009, e mais recentemente no n.º 48.


Lê a notícia completa usando o link nas stories ou na bio.

Foto: Hot Clube de Portugal

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Lisboa apoia reabilitação do Hot Clube de Portugal com 239.500 euros até 2026

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Lisboa apoia reabilitação do Hot Clube de Portugal com 239.500 euros até 2026
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile