Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
A canção "Deslocado", interpretada pelos madeirenses NAPA, foi a grande vencedora do 58.º Festival da Canção, garantindo assim o direito de representar Portugal no 69.º Festival Eurovisão da Canção, que se realiza em maio, na Suíça.
A decisão final seguiu o habitual sistema de votação, em que metade da pontuação é atribuída por um júri composto por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas, enquanto a outra metade resulta do voto do público. "Deslocado" ficou em segundo lugar na votação popular e em quarto lugar na do júri, somando um total de 17 pontos, a mesma pontuação que "Cotovia", de Diana Vilarinho. Contudo, em caso de empate, prevalece a escolha do público, o que deu a vitória aos NAPA.
A final do Festival da Canção decorreu nos estúdios da RTP, em Lisboa, na noite de sábado e prolongou-se até perto da 01:00 deste domingo. Doze temas disputaram o título, entre os quais "Apago tudo" (Bombazine), "Eu sei que o amor" (Margarida Campelo), "I wanna destroy you" (HENKA), "Ninguém" (Bluay), "Calafrio" (Jéssica Pina), "A minha casa" (Marco Rodrigues), "Peculiar" (Adamast), "Medo" (Fernando Daniel), "Rapsódia da Paz" (Emmy Curl), "Tristeza" (JOSH) e "Cotovia" (Diana Vilarinho).
Portugal atuará na primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção, agendada para 13 de maio. A segunda semifinal acontece a 15 de maio, e a grande final terá lugar no dia 17. No ano passado, a representação portuguesa ficou a cargo de Iolanda, que alcançou o 10.º lugar com "Grito".
Desde a sua estreia no concurso europeu, em 1964, Portugal falhou cinco edições (1970, 2000, 2002, 2013 e 2016). A história lusa na Eurovisão conta com uma vitória, conquistada em 2017 por Salvador Sobral com "Amar pelos dois", composta por Luísa Sobral.
Com "Deslocado", os NAPA têm agora a missão de tentar repetir esse feito e levar Portugal novamente ao topo do concurso europeu de música.
Foto: NAPA
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios