Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
A Museus e Monumentos de Portugal (MMP) anunciou hoje as novas direções para seis museus nacionais, resultado de concursos internacionais realizados ao longo do ano. Entre os equipamentos abrangidos estão o Museu Nacional dos Coches, o Museu Nacional de Etnologia, o Museu Nacional do Traje, o Museu Nacional de Conímbriga, o Museu Nacional Soares dos Reis e o Museu Nacional Resistência e Liberdade.
Rita Dargent, museóloga e atual coordenadora do Departamento de Coleções em Reserva, assumirá a direção do Museu Nacional dos Coches/Picadeiro Real, em Lisboa, sucedendo a Mário Antas, que liderava a instituição desde 2021.
Já Gonçalo de Carvalho Amaro, arqueólogo com vasta experiência na área do património, será o novo diretor conjunto do Museu Nacional de Etnologia e do Museu de Arte Popular, também em Lisboa, substituindo Paulo Ferreira da Costa, que ocupava o cargo desde 2015.
Quatro diretores foram reconduzidos nos respetivos cargos:
Dóris dos Santos, no Museu Nacional do Traje, onde está desde 2022.
António Ponte, no Museu Nacional Soares dos Reis e Casa-Museu Fernando de Castro, no Porto.
Vítor Dias, no Museu Nacional de Conímbriga.
Aida Rechena, no Museu Nacional Resistência e Liberdade, em Peniche.
Os seis concursos, realizados entre setembro e outubro, contaram com 48 candidatos de países como Portugal, Espanha, Brasil e Itália. Os jurados, compostos por académicos e especialistas do setor, avaliaram a experiência e competências dos participantes.
Os mandatos, com duração de três anos, terão início entre janeiro e março de 2025, garantindo alinhamento com o início do ano civil para uma melhor execução dos programas e orçamentos das instituições.
A nomeação dos novos diretores ocorre no contexto da nova orgânica do património cultural em Portugal, que extinguiu a Direção-Geral do Património Cultural e deu origem à MMP e ao instituto público Património Cultural.
Esta é mais uma etapa de um processo de reestruturação que incluiu a realização de 37 concursos ao longo do ano, prevendo-se um impacto significativo na gestão e desenvolvimento dos museus nacionais.
Foto: Museu Nacional dos Coches © Museus e Monumentos de Portugal
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios