Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
O artista plástico Pedro Cabrita Reis vai doar o seu vasto arquivo documental à Fundação de Serralves, no Porto. A instituição anunciou hoje que o acervo, composto por “milhares de documentos”, será alvo de tratamento, estudo e disseminação através de exposições, conferências e atividades educativas, tanto em Serralves como noutras instituições nacionais e internacionais.
A coleção inclui cartas pessoais, fotografias, esboços, catálogos, registos de correspondência de exposições, convites, cadernos de notas, cartazes e outros materiais. Este contributo reforça a já longa relação do artista com Serralves, iniciada em 1999, quando a fundação acolheu uma exposição de Cabrita Reis no recém-inaugurado Museu de Arte Contemporânea.
Pedro Cabrita Reis, amplamente representado na Coleção de Serralves desde 1989, é também autor da obra “Ponte”, instalada de forma permanente no Lago de Serralves. Em 2019, regressou ao museu com a exposição “A Roving Gaze”, concebida especialmente para os espaços projetados por Álvaro Siza.
Nascido em Lisboa, em 1956, Cabrita Reis é um dos mais proeminentes artistas portugueses, com uma carreira internacional destacada. Representou Portugal na 50.ª Bienal de Veneza, em 2003, e participou noutras exposições de relevo como a Documenta IX, em Kassel (1992), e as Bienais de São Paulo (1994 e 1998) e Veneza (1997 e 2013).
O artista descreve-se como “um pintor que faz umas esculturas engraçadas de vez em quando” e mantém uma produção incessante. Este ano, apresentou em Lisboa a exposição “Atelier”, visitada por mais de 17 mil pessoas, onde exibiu mais de 1.500 obras criadas ao longo de cinco décadas.
Com a inclusão do arquivo de Pedro Cabrita Reis, a Fundação de Serralves expande o seu núcleo de arquivos de artistas portugueses, juntando-o aos de Álvaro Siza, Manoel de Oliveira, Julião Sarmento, Vera Mantero, João Fiadeiro e Fernando Guerra. Esta doação não só preserva o legado do artista como promove o acesso alargado ao seu trabalho e pensamento.
Foto: © Francisco Levita/ CML-ACL
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios