TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Recursos

Workshops

Crítica

Notícias

Pedro Catarino destaca desafios e oportunidades na relação entre Portugal e China 25 anos após transferência de Macau

Por

 

COFFEEPASTE
16 de Dezembro de 2024

Partilhar

Pedro Catarino destaca desafios e oportunidades na relação entre Portugal e China 25 anos após transferência de Macau

A poucos dias de se completarem 25 anos desde a transferência de Macau para a China, Pedro Catarino, embaixador em Pequim durante o processo, avaliou a relação luso-chinesa como "correta", mas também marcada por desafios crescentes. A transferência do território, a 20 de dezembro de 1999, deu início a um período de 50 anos em que Pequim se comprometeu, junto da ONU, a manter o sistema socioeconómico de Macau inalterado.


Na opinião do diplomata, atual representante da República para os Açores, o primeiro quarto de século foi pautado pela "correção" nas relações bilaterais, apesar de estas serem "difíceis, complexas e delicadas". No entanto, as políticas da liderança de Xi Jinping trazem novos desafios.


Pedro Catarino sublinhou que a estratégia chinesa evoluiu desde a abertura promovida por Deng Xiaoping, que combinava socialismo com elementos de mercado. “Com Xi Jinping, houve uma inflexão enorme”, afirmou, prevendo que os próximos 25 anos serão cruciais para consolidar a singularidade e diversidade de Macau, bem como para reforçar a relação histórica entre Portugal e a China.


Embora Portugal deva estar atento às decisões de Pequim, Catarino defendeu que o país não pode negligenciar as suas vantagens históricas e culturais. “Devíamos ser mais assertivos, procurando fazer valer as nossas vantagens competitivas em relação aos chineses”, disse, apontando para a necessidade de uma abordagem mais proativa na proteção de interesses nacionais.


O diplomata destacou dois cenários onde Portugal pode tirar partido da sua relação histórica com a China: os países africanos de língua portuguesa e o próprio território de Macau. Recordando um episódio de 2002, quando Pequim anunciou África como prioridade, Catarino lamentou que Portugal tenha tido uma resposta "tíbia" e não tenha aproveitado as oportunidades de parceria empresarial propostas pela China.


“Os chineses avançaram com créditos de biliões de dólares e entraram em África em grande estilo, enquanto Portugal não designou sequer um responsável governamental para articular esforços”, criticou. Catarino acredita que o país poderia ter desempenhado um papel mediador, oferecendo sensibilidade social a projetos chineses no continente africano.


No caso de Macau, o embaixador destacou o potencial do território como ponte para empresas portuguesas entrarem no mercado chinês. “Temos vantagens competitivas, como uma massa crítica de juristas especializados em advocacia de negócios”, disse, mas reforçou que é necessária “vontade política e empresarial” para aproveitar estas oportunidades.


Pedro Catarino enfatizou que, embora Portugal deva respeitar as diretrizes europeias, não pode abdicar de uma relação equilibrada com a China. O diplomata aposentado defende que o país deve usar a sua história e experiência como ferramentas para negociar de forma mais assertiva nos próximos anos.


“Temos de procurar uma relação saudável, que traga benefícios e proteja os nossos interesses”, concluiu, deixando um apelo para que o próximo quarto de século da Declaração Conjunta sobre Macau seja aproveitado como uma oportunidade de cooperação estratégica entre os dois países.


Foto: © drown_ in_city

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Pedro Catarino destaca desafios e oportunidades na relação entre Portugal e China 25 anos após transferência de Macau

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Pedro Catarino destaca desafios e oportunidades na relação entre Portugal e China 25 anos após transferência de Macau
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile