Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
O Plano Nacional das Artes (PNA) foi reconhecido na primeira edição dos Prémios Ibero-Americanos de Cooperação para o Desenvolvimento, atribuídos pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI). A distinção foi anunciada pela OEI, que revelou que o PNA foi um dos 20 vencedores da iniciativa e recebeu o prémio na categoria de Cultura.
Segundo a organização, esta categoria reconhece pessoas ou entidades que tenham contribuído para a preservação e valorização da diversidade cultural, tanto material como imaterial, e para a promoção de obras criativas. Os Prémios Ibero-Americanos de Cooperação para o Desenvolvimento foram criados para assinalar os 75 anos da OEI, considerada a maior rede de cooperação ibero-americana, envolvendo 20 países. Além da Cultura, foram também atribuídos prémios em áreas como Educação, Ciência e Cooperação Regional.
Criado em 2019 pelo Governo socialista de António Costa, o Plano Nacional das Artes é uma estrutura de missão com duração de dez anos, cujo objetivo é promover a cultura, as artes e o património, aproximando-os dos cidadãos, com especial foco nas crianças e jovens. O programa tem envolvido escolas do ensino básico e secundário, bem como profissionais e entidades artísticas.
Desde o seu lançamento, o PNA tem promovido diversas iniciativas, algumas das quais continuarão em vigor até 2029. Entre estas estão a Bienal Cultura e Educação, a Escola de Porto Santo, o Compromisso de Impacto Social das Organizações Culturais e o Projeto Cultural de Escola, que atualmente envolve 534 agrupamentos de escolas, 204 municípios e mais de 3.000 entidades culturais.
A estratégia do PNA para o período 2024-2029 foi apresentada em outubro passado, em Lisboa. Na altura, o comissário Paulo Pires do Vale expressou o desejo de que, até 2029, a estrutura de missão desapareça, deixando as suas iniciativas com autonomia suficiente para continuarem a ser desenvolvidas de forma independente.
Foto: © Elena Mozhvilo
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios