Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
O Batalha Centro de Cinema vai dedicar uma retrospetiva à obra do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, considerada a "mais completa" em Portugal, entre março e julho deste ano.
A "Paixão de Almodóvar" vai ocupar as salas do Batalha de 21 de março a 9 de julho, com a exibição de 23 longas-metragens que revisitam os 45 anos de carreira do "icónico cineasta espanhol". O realizador, ator e argumentista, reconhecido como um dos mais influentes do cinema contemporâneo, construiu uma filmografia "que combina exuberância visual, narrativas emocionais e personagens memoráveis", com clássicos como "Mulheres à beira de um ataque de nervos", "Negros hábitos", "Carne trémula", "Saltos altos", "Tudo sobre a minha mãe" ou "Volver".
Com um estilo inconfundível, os filmes de Almodóvar exploram temas como a sexualidade, a identidade, as relações humanas e a força do feminino, "muitas vezes temperados com humor irreverente e melodrama", destaca o Batalha.
A retrospetiva arranca com uma homenagem à atriz Marisa Paredes, falecida em dezembro de 2024, com a exibição de "Tudo sobre a minha mãe" (1999) e "Saltos altos" (1991). Marisa Paredes foi uma das figuras mais emblemáticas do grupo de atores recorrentes de Almodóvar.
Para além das longas-metragens, o público poderá ainda descobrir algumas das curtas-metragens do realizador, permitindo um olhar abrangente sobre a sua obra desde 1980, incluindo filmes como "Labirinto de paixões" (1982), produzido antes da sua ascensão à fama.
A retrospetiva, concebida com o apoio da produtora El Deseo, dos irmãos Agustín e Pedro Almodóvar, terá o seu programa completo disponível a 28 de janeiro, no site do Cinema Batalha. Os bilhetes podem ser adquiridos a partir da mesma data, online e na bilheteira física.
Pedro Almodóvar é um dos realizadores mais premiados da atualidade, com dois Óscares, cinco Goyas, cinco Baftas, quatro Césares e o prémio honorário Donostia do Festival San Sebastián, atribuído por altura dos seus 75 anos.
Foto: still de "Tudo sobre a minha mãe"
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios