Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
Um quadro raro do artista de rua Banksy, inspirado numa obra do pintor escocês Jack Vettriano, foi vendido por cerca de 4,3 milhões de libras (5,2 milhões de euros) num leilão realizado pela Sotheby's, anunciou hoje a casa de leilões britânica.
Intitulada “Crude Oil (Vettriano)”, também conhecida como “Toxic Beach”, a pintura a óleo foi apresentada pela primeira vez numa grande exposição de Banksy em 2005. A obra, uma paródia do icónico “The Singing Butler” de Vettriano, transforma a cena romântica de um casal a dançar numa praia, substituindo a empregada original por dois homens em fatos de proteção que transportam uma lata com conteúdo tóxico, enquanto um transatlântico se afunda ao fundo da paisagem.
A venda da peça ocorre três dias após o falecimento de Jack Vettriano, aos 73 anos, cujo corpo foi encontrado no seu apartamento em Nice, no sul de França. A coincidência temporal gerou um interesse acrescido pelo leilão da obra de Banksy, cuja identidade permanece desconhecida, mas cujo trabalho é amplamente reconhecido pelas suas críticas sociais e políticas.
Em comunicado antes da venda, a Sotheby’s destacou o uso do “humor e ironia característicos” de Banksy para abordar temas contemporâneos como o meio ambiente, a poluição e o capitalismo. Apesar de ter superado a estimativa inicial de três milhões de libras, o preço final da obra ficou abaixo dos recordes anteriores do artista.
Em outubro de 2021, “La fille au Ballon” (“A menina do balão”), uma obra parcialmente destruída, foi vendida por 18,6 milhões de libras (21,8 milhões de euros), enquanto “Game Changer”, um quadro em homenagem aos profissionais de saúde, alcançou 16,75 milhões de libras (19,5 milhões de euros) em março do mesmo ano.
A pintura “Crude Oil” pertencia ao músico norte-americano Mark Hoppus, cofundador da banda punk Blink-182, que agora se desfaz da peça num momento em que o interesse por Banksy continua a crescer no mercado da arte contemporânea.
Foto: © Sotheby's
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios