Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
A série japonesa Shōgun, que conta com personagens portuguesas e aborda o Japão do século XVI, foi a grande vencedora da 82ª cerimónia dos Globos de Ouro, realizada no domingo no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles. A produção da FX conquistou quatro prémios na categoria de drama: Melhor Série, Melhor Atriz (Anna Sawai), Melhor Ator (Hiroyuki Sanada) e Melhor Ator Secundário (Tadanobu Asano).
O cocriador da série, Justin Marks, destacou no discurso de agradecimento a jornada imprevisível da produção. “Nada desta série foi algo esperado”, confessou. Dirigindo-se aos executivos da Disney, brincou: “É uma série a que vocês nunca deviam ter dito sim. É um milagre que toda a gente ainda tenha um emprego.”
Shōgun inclui no elenco o ator português Joaquim de Almeida e o luso-canadiano Louis Ferreira, e já tinha triunfado nos Emmys em setembro. Hiroyuki Sanada, vencedor do Globo de Ouro de Melhor Ator em série dramática, deixou uma mensagem inspiradora no seu discurso: “Acreditem em vós próprios e nunca desistam.”
A minissérie da Netflix Baby Reindeer também foi um dos grandes triunfos da cerimónia, conquistando os prémios de Melhor Minissérie e Melhor Atriz Secundária para Jessica Gunning. Richard Gadd, criador e protagonista da produção baseada em factos verídicos, agradeceu o apoio do público e apelou à valorização de narrativas desafiantes: “Precisamos de histórias que se liguem à natureza complicada dos nossos tempos.”
Na mesma categoria, Jodie Foster recebeu o galardão de Melhor Atriz pelo papel em True Detective: Night Country, agradecendo ao povo indígena Iñupiaq pelas histórias partilhadas durante as filmagens no Alasca. Colin Farrell, por sua vez, venceu o prémio de Melhor Ator pela interpretação em The Penguin (HBO Max).
Na categoria de comédia, a série Hacks (HBO Max) sagrou-se a Melhor Série e garantiu a Jean Smart o prémio de Melhor Atriz. Jeremy Allen White foi reconhecido como Melhor Ator em comédia pela sua interpretação em The Bear (FX), embora tenha estado ausente da cerimónia. Ali Wong arrecadou o galardão de Melhor Performance Stand-Up pela produção da Netflix Ali Wong: Single Lady.
Lista Completa de Vencedores em Televisão
Melhor Série Dramática
Shōgun (FX)
Melhor Atriz em Série Dramática
Anna Sawai, Shōgun (FX)
Melhor Ator em Série Dramática
Hiroyuki Sanada, Shōgun (FX)
Melhor Atriz Secundária em Televisão
Jessica Gunning, Baby Reindeer (Netflix)
Melhor Ator Secundário em Televisão
Tadanobu Asano, Shōgun (FX)
Melhor Minissérie, Série de Antologia ou Filme para Televisão
Baby Reindeer (Netflix)
Melhor Atriz em Minissérie, Série de Antologia ou Filme para Televisão
Jodie Foster, True Detective: Night Country (HBO Max)
Melhor Ator em Minissérie, Série de Antologia ou Filme para Televisão
Colin Farrell, The Penguin (HBO Max)
Melhor Série Musical ou Comédia
Hacks (HBO Max)
Melhor Atriz em Série Musical ou Comédia
Jean Smart, Hacks (HBO Max)
Melhor Ator em Série Musical ou Comédia
Jeremy Allen White, The Bear (FX)
Melhor Performance Stand-Up para Televisão
Ali Wong, Ali Wong: Single Lady (Netflix)
Foto: © FX network
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios