Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
O encenador grego Theodoros Terzopoulos assina a mensagem do Dia Mundial do Teatro 2025, na qual reflete sobre o papel desta arte perante os desafios sociais e ambientais contemporâneos. A mensagem foi divulgada hoje e traduzida para português pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, em colaboração com o Instituto Internacional de Teatro (ITI) da UNESCO.
Celebrado anualmente a 27 de março desde 1961, o Dia Mundial do Teatro é uma iniciativa do ITI, tendo contado com a primeira mensagem escrita pelo dramaturgo francês Jean Cocteau em 1962. Todos os anos, uma personalidade de renome internacional é convidada a partilhar uma reflexão sob o mote “Uma Cultura de Paz”, traduzida para mais de 50 idiomas e difundida em teatros, meios de comunicação e redes sociais em todo o mundo.
Na sua mensagem, Terzopoulos questiona a capacidade do teatro de responder às urgências do presente, nomeadamente a alienação digital, a manipulação política e o impacto humano no planeta. O encenador interroga: “Poderá o teatro ouvir o pedido de SOS que os nossos tempos estão a enviar, num mundo de cidadãos empobrecidos, fechados em células de realidade virtual, entrincheirados na sua privacidade sufocante?”
O grego destaca ainda o papel do teatro como possível espaço de resistência e laboratório de coexistência entre diferentes culturas. Alerta, no entanto, para as dificuldades desta arte em lidar com as crises contemporâneas, questionando se estará realmente preocupado com a condição humana do século XXI, marcada por interesses políticos e económicos e pela influência das redes sociais.
Citando o dramaturgo alemão Heiner Muller, Terzopoulos defende a necessidade de novas narrativas que promovam a memória e a responsabilidade moral e política, de modo a enfrentar a “ditadura multiforme da atual Idade Média”.
Com uma carreira iniciada em 1967, Theodoros Terzopoulos é reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho como encenador e pedagogo. Detentor de diversos prémios, recebeu distinções como o Prémio Lorca (Espanha, 1986), o Prémio Stanislavski de Melhor Encenação (Rússia, 1993) e o Grande Prémio de Teatro da Associação Helénica de Críticos de Teatro e Artes Cénicas (Grécia, 2024).
Foto: © Hulki Okan Tabak
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios