Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
Entre os dias 26 e 30 de dezembro, a Venezuela será palco do V Encontro Virtual de Escritores Lusófonos, uma iniciativa que une a literatura e a lusofonia para celebrar a riqueza cultural da língua portuguesa e marcar o quinto centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões.
Organizado pela Coordenação do Ensino de Português na Venezuela, com o apoio da Embaixada de Portugal em Caracas, do Camões Instituto da Cooperação e da Língua, do Festival Literário Flipoços (Brasil), do Hotel Montaña Suites e do jornal Correio da Venezuela, o evento promete uma agenda rica em homenagens, palestras e debates literários.
O coordenador do Ensino da Língua Portuguesa na Venezuela, Rainer Sousa, sublinha a importância de destacar a lusofonia como um elo entre diversos países e territórios. “Queremos mostrar mais uma vez ao público venezuelano que a lusofonia não é apenas uma questão portuguesa, é um elo muito importante que une Portugal a um conjunto de países e territórios que partilham a sua língua”, afirmou num comunicado divulgado em Caracas.
O evento celebra a diversidade de contextos em que o português é falado, desde “um elegante café de Lisboa” até “as profundezas da selva amazónica” ou “as movimentadas ruas de Macau”, nas palavras de Sousa. Esta pluralidade será visível nos encontros com cinco figuras literárias oriundas de diferentes geografias lusófonas, que prometem proporcionar momentos únicos de partilha e reflexão ao público.
O programa arranca na quinta-feira, 26 de dezembro, com uma homenagem a Camões, conduzida pelo professor Hélio Alves, da Universidade de Lisboa, reconhecido investigador das literaturas europeias do Renascimento e uma das maiores autoridades em Portugal na obra do épico português.
Nos dias seguintes, a diversidade literária lusófona estará em destaque. Na sexta-feira, 27, a psicanalista e escritora brasileira Samantha Buglione será a convidada especial. No sábado, 28, será a vez da escritora portuguesa Cristina Drios, enquanto o domingo, 29, contará com o contributo do escritor angolano João Melo, figura proeminente das letras africanas. A encerrar o encontro, na segunda-feira, 30, estará Vera Duarte, escritora cabo-verdiana e referência na literatura do seu país.
Todas as palestras e entrevistas serão transmitidas online às 18:00 horas locais de Caracas (22:00 horas em Lisboa) nos canais de YouTube da Coordenação para o Ensino do Português na Venezuela (Cepe Vzla) e do semanário Correio da Venezuela, bem como nas respetivas páginas de Facebook e Instagram.
O evento, que teve a sua origem durante a pandemia da covid-19, continua no formato virtual para permitir uma maior abrangência, possibilitando que pessoas de várias partes do mundo descubram novos escritores lusófonos e acompanhem as iniciativas realizadas pela língua portuguesa na Venezuela.
Com mais de 13 mil alunos de português em mais de 50 instituições de ensino locais, o encontro é também uma oportunidade única para reforçar os laços culturais entre a comunidade luso-venezuelana e os países de expressão portuguesa.
O V Encontro Virtual de Escritores Lusófonos encerra assim a agenda cultural de 2024, promovendo a valorização da língua e da literatura lusófonas no contexto internacional.
Foto: © Pedro Mendes
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios