Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
Lisboa acolhe mostra que desafia a repensar as noções de alteridade e relações de poder.
A Casa do Jardim da Estrela, em Lisboa, inaugura esta sexta-feira uma nova exposição do artista Vasco Araújo, intitulada "Exotismos – Repensar o Passado Próximo". A mostra, que estará patente até 20 de março, convida os visitantes a questionar as noções de exotismo e a refletir sobre as relações de poder e interdependência que moldam a nossa perceção do "outro".
Através de esculturas, instalações sonoras e vídeo, Vasco Araújo explora a complexa relação entre o natural, o humano e o histórico. O artista utiliza frutas e plantas frequentemente associadas ao "exótico" para desafiar as definições de civilização e diferença, incitando a uma análise profunda sobre a forma como percecionamos a alteridade.
A exposição inclui também a série “É por isso que me Lembrei do Passado, por ter Medo do Futuro…”, que aborda as relações de dependência, interdependência, submissão e poder nos contextos familiar, social e histórico.
Nascido em Lisboa em 1975, Vasco Araújo estudou escultura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e artes plásticas na Maumaus. Ao longo da sua carreira, tem vindo a desenvolver um discurso artístico que desconstrui e reconstrói códigos comportamentais, refletindo sobre a relação do sujeito com o mundo.
A Casa do Jardim da Estrela, integrada no projeto "Um Teatro em Cada Bairro" da Câmara Municipal de Lisboa, acolhe a exposição "Exotismos – Repensar o Passado Próximo" de terça-feira a sábado, das 10:00 às 18:00, com entrada gratuita.
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios