TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Recursos

Workshops

Crítica

Artigos
Crítica

A caminho da Luz

Por

 

Pedro Mendes
May 30, 2022

Partilhar

A caminho da Luz

E se o desenho de luz fosse o ponto de partida para um espectáculo? Este foi justamente o desafio que o colectivo Bestiário lançou ao desenhador de luz Manuel Abrantes para a sua sétima criação, "LUMINA", depois de "UMBRA", também com desenho de luz do mesmo autor, nos ter levado pelos caminhos da escuridão.

O primeiro quadro da performance, a que chamaria prólogo, remete para uma pintura renascentista. Movimentos lentos, que se vão descobrindo aos poucos, convidam à introspecção e são de uma rara beleza.

Em outro momento que destaco, recortes geométricos de luz aparecem no chão, que os performers ocupam, ora estáticos ora em movimentos variados: em passo apressado, aos saltinhos, ou em voo. Entramos e saimos da luz, parece-me uma boa metáfora para a vida.

Sem querer revelar demasiado, refiro mais um momento do espectáculo: Com os braços estendidos "em cristo" e inseridos em projectores de luz, os actores produzem uma polifonia de vozes cadenciadas e a ritmo acelerado, que se intertecem. Cada voz vai assumindo protagonismo (em volume) enquanto as restantes recolhem para um sussurro. A forma virtuosa como esta teia é urdida é de um virtuosismo que destaco.

Não é habitual uma criação partir do desenho de luz. A luz assume, por isso, papel de relevo. O trabalho de Manuel Abrantes nesta, como em outras criações, é de um rigor e criatividade assinaláveis.

Foi também refrescante ver actores com uma formação predominantemente de teatro pisarem territórios da dança nesta criação com eficácia. Assim se demonstra que as várias artes se cruzam, e se devem cruzar.

Termino fazendo notar a clara evolução no trabalho do colectivo Bestiário ao longo dos anos, de projecto em projecto e que, em LUMINA, atinge um ponto alto.

“LUMINA", de Bestiário
08/05/2022
Centro Cultural de Belém

Relacionado


Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

A caminho da Luz

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

A caminho da Luz
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile