Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
No dia 24 de abril, data carregada de simbolismo na história recente de Portugal, estreia A Savana e a Montanha, o mais recente filme de Paulo Carneiro - um cineasta que se tem afirmado no panorama do cinema contemporâneo com uma linguagem ousada, entre o documental e o ficcional. Depois do aclamado Bostofrio, Carneiro volta a mergulhar numa realidade profundamente enraizada no território português, desta vez para dar voz à população de Covas do Barroso, no norte do país, que se vê ameaçada pela construção da maior mina de lítio a céu aberto da Europa.
A Savana e a Montanha é mais do que um retrato documental: é um grito de resistência, uma obra que desafia o espectador a refletir sobre progresso, pertença e o direito à terra. Com estreia mundial na Quinzena dos Cineastas em Cannes e presença em dezenas de festivais internacionais, o filme tem sido descrito como audaz, fascinante e revolucionário pela crítica especializada.
Nesta entrevista, Paulo Carneiro fala-nos sobre o processo de criação deste filme e a sua ligação ao povo barrosão.
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios