Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
Ana Pinho, atual presidente do conselho de administração da Fundação de Serralves, foi anunciada como sucessora de Rui Vilar na presidência do Conselho de Fundadores da instituição. O anúncio foi feito pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no final de uma reunião daquele órgão, realizada hoje, sexta-feira.
Marcelo Rebelo de Sousa felicitou Ana Pinho pelo novo cargo e elogiou o empenho de Rui Vilar enquanto presidente cessante. A nomeação de Ana Pinho ocorre após esta completar o limite de três mandatos consecutivos na presidência do conselho de administração, um total de nove anos. A mudança marca um momento histórico para a instituição, uma vez que é a primeira vez que o limite de mandatos é alcançado desde a criação dos estatutos que o preveem.
Em 2021, os estatutos da fundação foram alterados para permitir a realização de até três mandatos consecutivos na presidência do conselho de administração, ampliando a duração máxima de exercício do cargo.
Ana Pinho deverá assumir as novas funções no Conselho de Fundadores até ao final do ano, embora ainda não tenha sido revelado quem ocupará o seu lugar na liderança do conselho de administração.
A escolha dos novos membros para os cargos de presidente e vice-presidentes do conselho de administração será feita por voto secreto e maioria absoluta pelos seus próprios membros, de acordo com os estatutos da fundação.
Atualmente, o conselho de administração de Serralves é composto por Ana Pinho como presidente, os vice-presidentes Manuel Ferreira da Silva, Isabel Pires de Lima e José Pacheco Pereira, e os vogais Manuel Sobrinho Simões, Fernando Cunha Guedes, Tomás Jervell, Armando Cabral e Luís Silva Santos. Os vice-presidentes Isabel Pires de Lima e José Pacheco Pereira, representantes do Estado, também estão a terminar o terceiro mandato.
A Fundação de Serralves, sediada no Porto, continua a destacar-se como uma referência na promoção da cultura, das artes e do meio ambiente, estando a transição de liderança no centro das atenções para o futuro da instituição.
Foto: © Serralves
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios