TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Recursos

Workshops

Crítica

Notícias

Antestreia de documentário sobre Clara Andermatt na Fundação Gulbenkian

Por

 

COFFEEPASTE
January 7, 2025

Partilhar

Antestreia de documentário sobre Clara Andermatt na Fundação Gulbenkian

Um documentário dedicado à vida e obra da bailarina e coreógrafa Clara Andermatt, figura central da dança independente em Portugal, terá a sua antestreia esta sexta-feira, às 18:30, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Realizado por Cristina Ferreira Gomes, o filme será exibido na RTP2 no sábado, às 22:00.


Produzido pela Mares do Sul, com argumento e realização de Cristina Ferreira Gomes e autoria e entrevistas de Luiz Antunes, o documentário explora a evolução artística de Clara Andermatt, revisitando as diversas fases da sua carreira e o seu universo criativo. Este trabalho integra uma trilogia documental dedicada às principais coreógrafas portuguesas das últimas cinco décadas, que já abordou Vera Mantero e Olga Roriz.


Clara Andermatt, nascida em Lisboa em 1963, iniciou a sua formação em dança com a mãe, Luna Andermatt, e continuou os estudos em instituições de prestígio como o London Studio Centre e a Royal Academy of Dancing, em Londres, antes de passar pelos Estados Unidos, onde foi bolseira em várias ocasiões.


A sua carreira incluiu passagens pela Companhia de Dança de Lisboa, dirigida por Rui Horta, e pela Companhia Metros, em Barcelona, sob a direção de Ramón Oller, antes de fundar a sua própria companhia em 1991. Entre as suas criações mais notáveis destacam-se obras como Dançar Cabo Verde (1994), Cemitério dos Prazeres (1996), e Pantera (2022), este último uma homenagem ao músico cabo-verdiano Orlando Barreto e que assinalou os 30 anos da sua companhia.


O filme é mais uma contribuição de Cristina Ferreira Gomes e Luiz Antunes para a divulgação da dança contemporânea, área que têm explorado em profundidade desde a série documental Portugal que Dança. Cristina Ferreira Gomes estreou-se na realização com Mulheres ao Mar (2002), distinguido com o prémio Revelação no Festival Caminhos do Cinema Português, e mais recentemente venceu o prémio de Melhor Documentário no FestIn, em 2020, com Os Últimos Dias.


Luiz Antunes, por sua vez, combina a sua experiência como bailarino, coreógrafo e investigador. Com formação na Ópera de Paris e na escola de Jacques Lecoq, tem desenvolvido o seu trabalho coreográfico desde 2000 e publicado vários estudos sobre dança.


A antestreia contará com a presença de Clara Andermatt.


Foto: © Companhia Clara Andermatt

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Antestreia de documentário sobre Clara Andermatt na Fundação Gulbenkian

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Antestreia de documentário sobre Clara Andermatt na Fundação Gulbenkian
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile