Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
Braga inicia hoje, de forma oficial, o seu ano enquanto Capital Portuguesa da Cultura, com um programa recheado de atividades culturais que culminará no espetáculo “Abre a Tua Porta”. O evento, que reúne artistas locais e nacionais, terá lugar na Avenida Central, às 21:00, sob a direção de John Romão. Entre os destaques do espetáculo estão as atuações da fadista Mariza e dos cantores Dino d’Santiago e iolanda, que, acompanhados por músicos de Braga e membros da comunidade, celebrarão a cultura nacional e as tradições locais.
A cerimónia de abertura decorrerá no Theatro Circo, às 11:00, com a estreia absoluta de “Quimera”. Este espetáculo, criado por John Romão em colaboração com os coreógrafos Filipa Francisco e Deeogo Oliveira, a poetisa Regina Guimarães e o pianista José Diogo Martins, propõe uma fusão cultural singular. “Quimera” combina danças tradicionais do folclore minhoto com o dinamismo do breakdance e a sofisticação do piano, representando um diálogo entre o popular, o urbano e o erudito.
As celebrações iniciam-se logo pela manhã, às 10:00, com a oficina “Porta do Comer”, no Mercado Municipal. Os ‘chefs’ Ricardo Pacheco e Ana Teresa Correia, de Portugal e Cabo Verde, respetivamente, lideram uma experiência gastronómica colaborativa, unindo tradições culinárias dos dois países.
Ainda durante a manhã, será possível visitar o renovado Arquivo Municipal e conhecer os resultados da primeira residência artística do programa Shopyard, no Shopping Santa Cruz.
A programação da tarde incluirá um espetáculo do Grupo de Cantares de Mulheres do Minho em conjunto com músicos do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, às 17:00, no Auditório Adelina Caravana. Já às 18:30, a Basílica dos Congregados acolherá a compositora canadiana Kara-Lis Coverdale para uma performance única.
Todas as atividades promovidas no âmbito da Capital Portuguesa da Cultura são gratuitas, embora sujeitas à lotação dos espaços.
As três primeiras edições da nova iniciativa cabem às finalistas vencidas da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027 (Aveiro, Braga e Ponta Delgada), até que Évora assuma o seu título.
Foto: © Braga 25
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios