TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Recursos

Workshops

Crítica

Notícias

Cinema português em destaque no Festival de Roterdão 2025

Por

 

COFFEEPASTE
December 17, 2024

Partilhar

Cinema português em destaque no Festival de Roterdão 2025

Os filmes dos realizadores portugueses Maria Inês Gonçalves, Sandro Aguilar e José Filipe Costa terão estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, que decorre de 30 de janeiro a 9 de fevereiro nos Países Baixos, anunciou hoje a organização. A 54.ª edição do evento contará com produções lusas nas suas principais competições, reforçando a presença regular do cinema português neste festival de prestígio internacional.


Na competição “Big Screen”, que inclui um prémio de distribuição, estará em destaque “Pai Nosso – Os últimos dias de Salazar”, a primeira longa-metragem de ficção de José Filipe Costa, após ter realizado três documentários. “Mais do que contar uma história, interessa-me que o filme crie um mundo ficcional que retrate um homem preso na teia que urdiu, lutando contra a sua decadência física e psicológica e a perda do poder”, explicou o realizador. A obra é protagonizada por Jorge Mota e Catarina Avelar.


Sandro Aguilar regressa ao Festival de Roterdão, onde já exibiu filmes em 2011 e 2020, com a estreia de “Primeira pessoa do plural”, incluído na competição “Tiger”. O filme acompanha um casal, interpretado por Isabel Abreu e Albano Jerónimo, que se prepara para celebrar vinte anos de casamento numa ilha tropical. Segundo a sinopse, “antes da partida para o paraíso, durante uma noite que têm inesperadamente de passar separados, os efeitos secundários das vacinas fazem-se sentir – febres, desmaios, arrepios, alucinações diversas”, instalando-se uma “melancólica disposição”.


Na competição de curtas-metragens, Maria Inês Gonçalves apresentará “La Durmiente”, coprodução com Espanha e o seu primeiro filme fora do contexto escolar. A curta foi filmada no Mosteiro de Sancti Spiritus, em Espanha, onde está sepultada Beatriz de Portugal. Segundo a sinopse, “La Durmiente” aborda a história desta figura central da crise dinástica portuguesa de 1383, através de “sete crianças que interpretam fragmentos da vida dela”.


Fora das competições principais, o festival inclui as estreias mundiais de duas produções portuguesas na secção dedicada a curtas e médias-metragens. “Vultosos Cumes”, de Diogo Salgado, conta a história de Pedro, que viaja com colegas de trabalho para a França, numa viagem que o aproxima das “colossais montanhas dos Alpes”. Esta é a mais recente obra do realizador, que se estreou com “Noite Turva” (2020), premiado em Vila do Conde e selecionado para Cannes.


Por sua vez, “Amarelo Banana”, de Alexandre Sousa, é uma animação coproduzida entre Portugal e Hungria. O filme é descrito como “uma comédia do absurdo” sobre um homem com insónias que descobre uma estranha comunidade no prédio onde vive.


O Festival Internacional de Cinema de Roterdão abrirá com a comédia negra “Fabula”, do realizador neerlandês Michiel ten Horn.


Foto: © International Film Festival Rotterdam

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Cinema português em destaque no Festival de Roterdão 2025

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Cinema português em destaque no Festival de Roterdão 2025
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile